João Paulo - Botafogo

O meio-campista João Paulo é quase sempre titular da equipe de Jair Ventura (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Eduardo Mansell e Felippe Rocha
31/10/2017
07:30
Rio de Janeiro (RJ)

O cartão amarelo recebido por João Paulo contra o Atlético-MG provocou a suspensão do meia do Botafogo para a partida contra o Fluminense. E o  desfalque dele é tão raro que provocará ao Glorioso a necessidade de aprender a atuar sem ele. Somente duas vezes, neste Campeonato Brasileiro, o time titular não teve João. Mais recentemente, contra o Flamengo, o time venceu por 2 a 0. Mas quando ele esteve suspenso... a lembrança é das piores.

Também pelo terceiro cartão amarelo, foi no fatídico jogo contra o Avaí, no Estádio Nilton Santos, que ele foi desfalque. Derrota por 2 a 0 com gols de Joel, logo no início. Aquela partida de 26 de junho também marcou os sete minutos finais de Montillo como atleta profissional.

Como armador principal ou como segundo volante, João Paulo soma 50 partidas na temporada. É dos atletas que mais atuou. Só não esteve em campo quando poupado - principalmente no período de competições paralelas - ou nos primeiros jogos da temporada, pela lesão sofrida na pré-temporada.

Desde que entrou no time, a titularidade foi uma constante. Apesar da discrição, os primeiros treinos de Jair Ventura, ainda no Espírito Santo, previam a presença dele entre os titulares mesmo com Montillo e Camilo. A dupla se desfez, sucumbiu às más atuações e foi embora. João resiste.

BOTAFOGO EM 2017 SEM JOÃO PAULO
​Rio Branco 0 X 4 Botafogo (lesionado - titulares no primeiro tempo)
​Madureira 2 X 0 Botafogo (lesionado - titulares)
Botafogo 1 X 1 Nova Iguaçu (lesionado - reservas)
Boavista 2 X 3 Botafogo (lesionado - reservas)
​Vasco 2 X 0 Botafogo (poupado - reservas)
​Botafogo 0 x 2 Avaí (suspenso - titulares)
Atlético-GO 1 X 1 Botafogo (poupado - reservas)
​Botafogo 1 X 0 Grêmio (poupado - reservas)
Cruzeiro 0 X 0 Botafogo (poupado - reservas)
​Ponte Preta 2 X 1 Botafogo (poupado - reservas)
​Botafogo 2 X 0 Flamengo (lesionado - titulares)