LANCE!
24/11/2015
10:29
São Paulo (SP)

Santos e Palmeiras começam a decidir o título da Copa do Brasil 2015 nesta quarta-feira na Vila Belmiro. Nos últimos dez anos, apenas o Flamengo conseguiu ganhar a taça duas vezes, feito que será alcançado por um dos dois paulistas. Relembramos as dez últimas decisões do torneio.

O Verdão venceu pela última vez em 2012, sob o comando de Luiz Felipe Scolari contra o Coritiba, de Marcelo Oliveira. O técnico, aliás, perdeu as últimas três decisões do torneio. Depois de eliminar Paraná, Atlético-PR e Grêmio, o Palmeiras foi campeão com uma vitória por 2 a 0 na Arena Baueri e um empate por 1 a 1 no Couto Pereira.

Dois anos antes, o Santos conquistou a taça contra o Vitória, com o mesmo Dorival Júnior no banco de reservas. Na primeira partida, 2 a 0 Peixe, com gols de Marquinhos e Neymar. Na decisão em Salvador, a derrota por 2 a 1 garantiu o caneco.

Outros paulistas que venceram a competição são Paulista e Corinthians. Em 2005, o time de Jundiaí eliminou Figueirense e Cruzeiro, antes de ser campeão contra o Fluminense com vitória por 2 a 0 no Jaime Cintra e empate sem gols em São Januário. Já o Timão, de Mano Menezes, levou a melhor sobre o Internacional. Vitória por 2 a 0 no Pacaembu e empate por 2 a 2 no Beira-Rio, com Ronaldo e cia.

Mas antes da conquista, o Timão perdeu em 2008 para o Sport. A vitória por 3 a 1 no Morumbi parecia decretar o campeão, mas o Sport não desistiu e venceu na Ilha do Retiro por 2 a 0, com gols de Luciano Henrique e Carlinhos Bala.

No ano passado, o Atlético-MG precisou acreditar muito para levar o troféu. Duas reações, contra Corinthians e Flamengo, e duas vitórias sobre o rival Cruzeiro na final deram o título ao Galo.

Nestes dez anos, apenas o Botafogo não ganhou o torneio entre os quatro grandes do Rio. Em 2006 e 2013, o Flamengo ganhou o torneio. Com Ney Franco como técnico, a taça em 2006 veio após duas vitórias sobre o Vasco, por 2 a 0 e 1 a 0, ambas no Maracanã. Já em 2013, empate por 1 a 1 com o Atlético-PR no Durival Britto e vitória por 2 a 0 no Maracanã, sob o comando de Jayme de Almeida.

O Fluminense ganhou em 2007 sobre o Figueirense. O time era comandado por Renato Gaúcho e conseguiu a vitória em Santa Catarina por 1 a 0, com gol de Roger, hoje técnico do Grêmio.

Já o Vasco, venceu o Coritiba em 2011 por 1 a 0 em São Januário e perdeu por 3 a 2 no Couto Pereira. Ricardo Gomes era o técnico do Vasco e Marcelo Oliveira, na final de novo, o do Coxa.