À espera de estudo sobre trans, Zé Roberto convoca Seleção sem Tifanny

Oposto do Sesi Bauru acabou fora da primeira lista divulgada pelo treinador

Técnico José Roberto Guimarães durante entrevista coletiva
Leandro Martins/MPIX/CBV

Escrito por

O técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, anunciou nesta sexta-feira os nomes das 10 primeiras convocadas para a temporada 2018: as levantadoras Macris e Fabíola, a oposta Tandara, as centrais Thaisa, Carol, Adenízia, Bia e Mara, a ponteira Rosamaria e a líbero Léia. A oposto Tifanny não aparece na lista, pois a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) aguarda um estudo solicitado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) às entidades nacionais sobre os critérios de elegibilidade dos atletas, o que inclui as transexuais. As jogadoras de Dentil/Praia Clube e SESC-RJ, finalistas da Superliga, serão convocadas na segunda listagem.

"A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) foi informada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), em carta enviada a todas as federações nacionais, da criação de um grupo de trabalho para estudar e definir os critérios de elegibilidade dos atletas nas competições internacionais. Assim, respeitando a diretriz da FIVB de que se aguarde a conclusão do estudo que definirá as novas regras de elegibilidade, a CBV não chegou a considerar a convocação da oposto Tifanny Abreu. A CBV entende a posição da FIVB para que esta decisão esteja pautada em fundamentos sólidos, que promovam a inclusão sem comprometer o equilíbrio técnico entre as equipes no voleibol", disse a CBV em nota.

As jogadoras já anunciadas se apresentarão na próxima terça-feira, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (SP).

O primeiro desafio do grupo este ano será a Liga das Nações. A competição acontecerá pela primeira vez em 2018, substituindo o Grand Prix, torneio do qual o Brasil é o maior vencedor, com 12 títulos, e atual campeão. Agora, com novo nome e formato, a competição terá 16 equipes na disputa pelo título. O principal desafio, no entanto, será o Campeonato Mundial, em setembro.

A Seleção disputará a primeira etapa da Liga em Barueri (SP), no Brasil, entre os dias 15 e 17 de maio, e depois seguirá para Ancara, na Turquia, para a disputa da segunda etapa.

Em março, Zé Roberto elogiou Tifanny e disse que a atacante tem nível para defender a Seleção. Ele deixou claro que, uma vez elegível, ela estaria na disputa. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter