Quem é o técnico do Vasco? Conheça Maurício Barbieri

Treinador do Cruz-Maltino teve bom início no Flamengo e trabalho de longo prazo no Red Bull Bragantino

Mauricio Barbieri - técnico do Vasco
Maurício Barbieri é o atual técnico do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Escrito por

O Vasco vai começar a temporada de 2023 com algumas caras novas para o seu torcedor. Uma delas é o técnico Maurício Barbieri. O treinador de 41 anos terá um dos maiores desafios de sua carreira na volta do Gigante da Colina à elite do futebol brasileiro. Conheça abaixo mais sobre o comandante.

INÍCIO DE BARBIERI

Após conseguir acesso no Campeonato Carioca pelo Audax Rio e desempenhar trabalhos promissores no Red Bull Brasil, Guarani e Desportivo Brasil, chegou ao Flamengo em março de 2018 para trabalhar na comissão técnica.

Maurício Barbieri começou a trajetória no Flamengo em 2018. Logo após passou por Goiás, América-MG e CSA. Por último, chegou ao RB Bragantino em 2020, onde teve a chance de trabalhar a longo prazo e implementar um padrão de jogo na equipe paulista.

FICHA DO NOVO TREINADOR
Nome completo: Maurício Nogueira Barbieri
Data de nascimento: 30/9/1981 (41 anos)
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Clubes: Audax Rio, Red Bull Brasil, Guarani (SP), Desportivo Brasil (SP), Flamengo, Goiás, América-MG, CSA e Red Bull Bragantino

FLAMENGO

Chegou ao clube para participar da comissão técnica permanente e, em pouco tempo, acabou sendo promovido como técnico interino. Paulo Cezar Carpegiani, que vinha sendo treinador da equipe rubro-negra no início da temporada, foi demitido após um reformulação proposta por Ricardo Lomba, vice-presidente do clube na época.

O início de Barbieri no Flamengo foi promissor. O treinador conseguiu utilizar Vini Jr, Lucas Paquetá, Diego Ribas e Everton Ribeiro juntos no time titular e implementou um estilo de jogo ofensivo através do esquema 4-3-3.

As boas atuações fizeram com que fosse efetivado como treinador do clube em junho daquele ano. No entanto, esta química entre comandante e elenco não durou por muito tempo.

A falta de experiência de Barbieri acabou virando um problema para muitos rubro-negros. Com as eliminações da Libertadores e Copa do Brasil para Cruzeiro e Corinthians, acabou demitido.

GOIÁS

Barbieri chegou ao Goiás em dezembro de 2018. Apesar do bom aproveitamento (73%), as derrotas em jogos decisivos acabaram prejudicando seu trabalho. Após perder os dois jogos da final do Campeonato Goiano, os dirigentes do clube optaram por demiti-lo.

AMÉRICA-MG

Em maio de 2019, foi anunciado pelo América-MG para tirar o time das últimas colocações da Série B. Apesar da expectativa, novamente não conseguiu obter uma sequência no comando. Após sete jogos e apenas uma vitória, foi demitido com apenas dois meses no cargo.

CSA

Chegou ao CSA em dezembro de 2019 e comandou os jogadores por somente seis jogos. A campanha negativa na Copa do Nordeste e a precoce eliminação na Copa do Brasil acabaram culminando na rápida insatisfação dos dirigentes e torcedores.

RB BRAGANTINO

Após uma sequência de trabalhos curtos, Barbieri chegou ao RB Bragantino em setembro de 2020 e obteve a continuidade que tanto buscava. O treinador conseguiu, durante um trabalho de longo prazo, implementar um padrão de jogo na equipe paulista.

Com 151 jogos comandados, mais de dois anos de trabalho e campanhas positivas em dois Brasileiros consecutivos, acabou deixando Bragança Paulista após uma sequência de resultados ruins. Apesar da demissão, conseguiu deixar um bom legado no clube. Lá, disputou a final da Copa Sul-Americana de 2021, quando foi derrotado pelo Athletico.

Barbieri e Paulo Bracks
(Barbieri conhecendo as instalações do Vasco (Foto: Daniel RAMALHO/VASCO)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter