Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com Marquinho e Valdívia, Luxa busca alternativas táticas ao Vasco

Treinador enxerga no ex-jogador do Athlético-PR alguém capaz de desempenhar diferentes funções. Já o escalou de centroavante, assim como o também meia cedido pelo Inter

Luxa entende que o Vasco briga contra o rebaixamento, mas pode sonhar mais alto (Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Na última entrevista coletiva antes da pausa no Campeonato Brasileiro, Vanderlei Luxemburgo afirmou que o Vasco contrataria jogadores versáteis. A chegada de Marquinho, pouco depois, daria a senha de que o treinador quer, para a sequência do Campeonato Brasileiro, opções de variação tática para a equipe cruz-maltina. E o retorno aos trabalhos indica mesmo um time que crie alternativas para arrancar na tabela.

Nas melhores fases de Luxa, era uma marca e um elogio feito até pelos jogadores que ele comandava: a capacidade de mudar o desenho tático do time durante a partida, dificultando a vida do adversário. No Cruz-Maltino, ele tem no meia recém-chegado e em Valdívia, destaque em atividades recentes, jogadores que podem ajudá-lo. E assim pretende fazer:

- Nos treinamentos que eu abri (para a imprensa), vocês têm visto que eu posso jogar com ele (Marquinho) aberto no losango, aberto na esquerda, com o Valdívia no losango... tudo isso eu tenho feito no treinamento. A "intertemporada" serviu para isso. O lateral é o Pikachu, o segundo é o Cáceres. O lateral-esquerdo é o Danilo, o reserva é o Henrique - explicou o treinador, após a vitória sobre o Atlético-GO, no amistoso da última quinta-feira.

Quando fala no "losango", Luxemburgo se refere ao desenho do meio-campo. No amistoso da última quinta, o volante Richard esteve mais recuado, dois jogadores estiveram à frente e um último foi posicionado próximo ao ataque. Era Marquinho, que atuou de forma praticamente inédita como "falso 9". Pela declaração do treinador, ele poderia atuar também no papel desempenhado por Raul e Marcos Júnior.

Quando "aberto na esquerda", seria na função exercida por Marrony. E houve inversão, pedida pelo treinador, durante o amistoso de quinta-feira. Neste sábado, diante do Foz do Iguaçu, o Cruz-Maltino teve oportunidade de novos testes. Valdívia, por exemplo, é meia de origem, quase sempre atuando pela esquerda. Com Luxemburgo, já atuou como centroavante.

Com Valdívia, com Marquinho, com ambos... com dois volantes, com três... em diferentes funções. O Vasco do segundo semestre promete fugir do óbvio para tentar surpreender.