De cabeça boa! Decisão marcante é exemplo para Vasco superar o Fla

Autor do gol do título carioca de 1982, Marquinho recorda o desafio do Cruz-Maltino driblar disputas internas e vencer o então campeão mundial: 'Determinação de sobra'

Marquinho desviou cobrança de escanteio de Pedrinho Gaúcho e marcou o gol da conquista vascaína
Reprodução

Escrito por

A prova de que o Vasco tem condições de atravessar mares revoltos e levar a melhor sobre um Flamengo que chega à decisão do Campeonato Carioca "mais cotado" vem de longe. Herói do título estadual cruz-maltino de 1982, Marquinho não se esquece do dia em que saiu do banco para garantir a vitória por 1 a 0 no Maracanã:

- Por mais que digam que clássicos não têm favoritos, o Vasco vinha com um time inferior ao Flamengo para a decisão. Do outro lado, estava o Flamengo que ganhou tudo e, no ano anterior, foi campeão do Mundial Interclubes. Era o time do Zico, Adilio, Júnior, Nunes... Só que prevaleceu nossa determinação, nossa força, nossa torcida - relembrou o ponta-esquerda, ao LANCE!.

O ex-jogador recordou que, assim como nos dias de hoje, o clube da Colina também lidara com uma situação delicada em seus bastidores: para o Triangular Final,  Antônio Lopes, de uma tacada só, sacou cinco jogadores. Acácio, Galvão, Ernâni, Palhinha e Jérson entraram na equipe. Entre os que foram preteridos estava o próprio Marquinho:

'A gente tinha um time inferior ao Flamengo. Mas nossa determinação falou mais alto'

- Quando o Lopes tomou aquela decisão, a gente ficou surpreso, achou que ele tinha ficado maluco! Eu fiquei um pouco triste, assim como ficaram o Mazaropi, Rosemiro, Ivan, o Geovani... Mesmo assim, ninguém deixou de acreditar no título.

No intervalo, Marquinho entrou no lugar de Dudu. E, após uma cobrança de escanteio de Pedrinho Gaúcho, o ponta surgiu entre a zaga para, de cabeça, balançar a rede:

- Como eu tinha 1.68m, eu sabia que não dava para disputar com um jogador como o Mozer, né? Aí eu vinha no primeiro pau e  esperava alcançar. Quando o Pedrinho Gaúcho cruzou, eu desviei e conseguir estar justamente no tempo da bola certo.

Passados 37 anos, Marquinho lembra com carinho do gol marcado:

- Eu sempre fui muito determinado. Não me deixei levar nem mesmo quando fui para o banco de reservas. Graças a Deus, fui premiado com este gol marcado.

MARQUINHO VÊ 'SEMELHANÇAS' COM 1982, MAS FICA EM CIMA DO MURO

Marquinho - Vasco
'Torço por um bom futebol', diz Marquinho, que também venceu Carioca pelo Flamengo (Reprodução

Às vésperas de Vasco e Flamengo entrarem em campo para mais uma final de Campeonato Carioca, o ex-jogador reconhece que há algumas semelhanças entre as equipes. Aos seus olhos, a equipe de Abel Braga, no papel, tem mais condições de se sobressair:

- Por suas características, o Flamengo é um time mais vistoso, com jogadores  mais habilidosos e capazes de fazer boas jogadas individuais. No entanto, o Vasco pode suprir com garra e com velocidade. Jogando no erro do adversário pode aproveitar uma tentativa do Marrony. Mas o importante é ter determinação.

Marquinho, que foi campeão carioca de 1986 pelo Flamengo, diz não ter predileção por uma equipe nesta final:

- Fico em cima do muro. Fiz amizades nos dois clubes, assim como no Fluminense, onde também joguei. Torço por um futebol bem disputado nestas decisões.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter