De volta à elite! Ponte Preta bate o ABC e está na Série A

- Matéria
- Mais Notícias
Festa alvinegra no Moisés Lucarelli! Sem dificuldades e de virada, a Ponte Preta bateu o ABC por 4 a 1 e garantiu o acesso à Série A de 2012. Como o Bragantino perdeu sua partida contra o ASA e o Vitória perdeu para o São Caetano, nenhum clube poderá tirar mais a Macaca do G4 da Segundona. A torcida que se autointitula "a maior do interior" pode comemorar novamente a participação na Primeira Divisão do Nacional, que não ocorre desde 2006.
Após um início confuso em que assistiu a um gol do ABC de pênalti, a Ponte assumiu o controle da partida e conseguiu ir ao intervalo com o jogo empatado em 1 a 1. Na volta ao segundo tempo, a Macaca impôs um excelente ritmo de jogo e não deu espaço para o time de Natal-RN.
Com gols do volante Caio e do atacante Ricardo Jesus, o time da casa abriu boa vantagem e apenas administrou o resultado, ao som do "Olé" da torcida pontepretana. E ainda deu tempo para Renatinho ampliar o placar para 4 a 1.
O JOGO
Embalada pelo entusiasmo de sua torcida, a Ponte Preta tomou a iniciativa de ir ao ataque na partida. Logo aos três minutos, o volante João Paulo Silva soltou uma bomba da intermediária e forço ou goleiro Wellington a fazer boa defesa.
A Macaca manteve o bom ritmo de jogo, trocando bons passes no campo ofensivo e pressionando o ABC, que encontrava muita dificuldade em marcar as triangulações da equipe campineira.
No entanto, quem balançou as redes pela primeira vez foi o ABC. Aos 28, o atacante Lins entrou livre na área aproveitando um dos muitos espaços cedidos pelo zagueiro Ferron pela esquerda e sofreu pênalti de Leandro Silva. O meia Cascata bateu bem no canto esquerdo e abriu o placar para a equipe de Natal-RN.
O empate veio aos 45 minutos, quando a torcida já começava a ficar apreensiva com o nervosismo da Ponte Preta. O lateral Guilherme foi derrubado na área do ABC e o árbitro marcou o pênalti. O atacante Ricardo Jesus bateu firme no canto direito do goleiro, que não teve nenhuma chance de defesa.
Como o Bragantino perdia sua partida por 1 a 0 para o ASA, a Ponte voltou a campo para o segundo tempo precisando de apenas um gol para garantir o acesso à Série A. No intervalo, o treinador Gilson Kleina substituiu o atacante Ricardinho, que não fazia bom jogo, pelo meia-atacante Renatinho.
A mudança deu resultado e a virada da Ponte veio logo aos oito minutos do segundo tempo. Após boa jogada de Guilherme pela direita, a defesa do ABC não conseguiu afastar a bola de sua área e o volante Caio soltou uma bomba no canto direito de Wellington, para o delírio da numerosa torcida pontepretana.
Aos 19 do segunho tempo, o jogo se tornou ainda mais propício para a Macaca, com a expulsão do lateral do ABC Renatinho Carioca, por um carrinho perigoso em Renatinho. Com um a mais, a equipe campineira passou a trocar passes com facilidade no campo de ataque e era questão de tempo até que ampliasse o placar.
Dito e feito: Renato Cajá fez boa jogada na entrada da área pela esquerda e sofreu pênalti de Ricardo Oliveira. Ricardo Jesus bateu bem e fez seu segundo no jogo. 3 a 1 para a Macaca! E ainda deu tempo para Renatinho ampliar o placar para 4 a 1, antes de comemorar com sua torcida o acesso à Série A.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 4 X 1 ABC
Local: Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
Data-Hora: 18/11/2011 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Antônio F. de Carvalho Schneidr (RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Luiz Muniz de Oliveira (RJ)
Renda/Público: Não divulgada / 11.164 pagantes
Cartões amarelos: Leandro Silva, Guilherme, Renatinho (PON) Renatinho Carioca, Ricardo Oliveira, Irineu, Cascata, Tiago Garça (ABC)
Cartão vermelho: Renatinho Carioca (ABC)
Gols: Cascata (28'/1ºT), Ricardo Jesus (45' 1ºT), Caio (9' 2ºT) Ricardo Jesus (24' 2ºT) e Renatinho (47' 2ºT)
PONTE PRETA: Júlio César, Guilherme, Leandro Silva, Ferron e Uendel; João Paulo Silva, Josimar, Caio (Tiago Luis) e Renato Cajá (Gerson); Ricardo Jesus e Ricardinho (Renatinho) - Técnico: Gilson Kleina.
ABC: Wellington, Nêgo (Samuel), Tiago Garça, Irineu e Renatinho Carioca; Bileu, Ricardo Oliveira, Jerson e Cascata; Lins e Leandrão - Técnico: Leandro Campos.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias