Vila Belmiro recebe final, de futebol americano

- Matéria
- Mais Notícias
A bola não para na Vila Belmiro, mas agora será a vez da oval. O estádio do Peixe vai ser o cenário da final do Torneio Touchdown, que acontece hoje, às 15h, entre Vasco Patriotas (RJ) e Vila Velha Tritões (ES).
O fato do jogo ser realizado em um grande palco do futebol é uma esperança para a massificação do futebol americano. A competição foi disputada até agora em estádios precários ou mesmo em campos quase sem arquibancadas.
– Nunca imaginei que jogaria na Vila. Eu ia dar 110% de mim, agora, vou dar 121%. Espero que isso possa nos fazer crescer. O pessoal do Santos está de parabéns – disse Felipe, full back do time carioca.
O agradecimento foi ao Santos Tsunami, que sequer está inscrito no campeonato, mas vai fazer a partida preliminar, contra o Osasco Soldiers. Os jogadores do Peixe estiveram em campo ontem.
Foram eles que fizeram com as próprias mãos toda a adaptação do campo da Vila para o futebol americano, mesmo tendo um jogo que apesar de ser amistoso, vale muito para o futuro do time.
– O pessoal do Osasco deverianos ajudar também (risos). No futebol americano as coisas são assim, precisamos nós preparar o campo antes dos jogos. Mas dessa vez vai ser na Vila, então nos dá mais prazer – disse Elimar Filho, técnico de defesa do Santos, enquanto cuidava das medidas do campo.
O campo do futebol americano é menor do que no nosso futebol e as marcações foram feitas apenas ontem. Os gols ficarão logo acima das traves, em uma altura inferior à oficial, mas que corresponde ao que a regra permite em nível amador. Os muros da Vila não são altos e Elimar acha possível até que os kickers possam mandar bolas para fora do estádio.
Mas hoje, o cenário está pronto para os santistas conhecerem um novo esporte. Depois de preparar a casa, o objetivo é dar uma boa impressão com a bola nas mãos.
– No Brasil, não há quem conheça as regras, as medidas, além dos jogadores. Por isso, cabe a eles arrumarem o campo. Este jogo é um marco, esperamos ganhar popularidade – explicou André Abler, organizador do campeonato.
Com a palavra: André Abler, organizador do torneio:
A ideia inicial de jogar aqui foi do próprio Santos, graças ao time do Tsunami. Vai ser em um local que vai chamar a atenção das pessoas, que é o queprecisamos.
Muitos dizem não entender sobre o esporte, então vamos ter o cuidado de ser didático no jogo. Eu vou narrar o jogo para o estádio e vou procurar explicar o que vai acontecer em cada situação.
Esta será a maior responsabilidade que já tive na vida, pois é um momento histórico para o esporte no Brasil, por ser uma das poucas finais do esporte e em um lugar tão importante. Eu iria até convidar o Pelé para abrir a partida, mas ele estava em Los Angeles e isso não foi possível.
Torneio Touchdown, do primeiro jogo à decisão:
Sete equipes participaram do torneio. Elas foram divididas em dois grupos. No primeiro, estavam as equipes da região Sudeste: Vila Velha Tritões, Vasco Patriotas e São Paulo Spartans (SP). O Grupo 2 foi com os times do Sul: São José Istepôs (SC), Curitiba Hurricanes (PR), Ponta Grossa Phantoms (PR) e Jaraguá Breakers (SC).
Dois classificados de cada grupo disputaram as semifinais. O Vila Velha bateu o Curitiba por 6 a 3 e o Vasco passou pelo São Paulo por 23 a 20.
Dez reais custa o ingresso para assistir a decisão, hoje, na Vila Belmiro. Há possibilidade de adquirir meia entrada por 5 reais.
Dez horas, é o horário da partida preliminar, entre Santos e Osasco. Já a partida final, entre Vasco e Vila Velha, acontece às 15 horas.
- Matéria
- Mais Notícias















