menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Verdão ‘trava’ e Felipão trabalha novas alternativas

Dia 27/10/2015
22:04

  • Matéria
  • Mais Notícias

Luiz Felipe Scolari faz questão de lembrar: o Palmeiras é o quinto colocado do Brasileirão e, por isso, avalia a equipe como boa. Os últimos jogos, no entanto, serviram de reflexão para mudanças que tirem logo o "freio" do Verdão.

Pela primeira vez em 2011, o time chegou a três partidas seguidas sem vitórias: empates com Coritiba (1 a 1) e Grêmio (0 a 0) e derrota por 2 a 0 para o Vasco, na quinta.

O técnico identifica falhas em todos os setores: reclama dos gols sofridos em jogadas de bola aérea, quer mais criação no meio e admite dor de cabeça com o seu ataque.

A análise do desempenho recente do Palmeiras justifica a preocupação. Dos últimos seis gols sofridos, cinco partiram de cruzamentos pelo alto na área. O ataque não balança a rede há dois jogos, algo que se repete em curto período.

A última e única vez, até então, foi no fim de julho, no empate sem gols com o Flamengo seguido de derrota por 1 a 0 para o Flu, no Rio.

Kleber, apesar de ter tido algumas chances claras de gol, reclama que a bola não chega: falha na criação.

A busca pela reação passa por ajustes, já para amanhã, outra vez contra o Vasco, agora pelo Brasileirão. Chico, que pode variar o esquema para três zagueiros durante o jogo, deve entrar no lugar de Marcos Assunção, suspenso. Com 1,86m, é um reforço pelo alto na defesa.

– Mesmo tendo alguns jogadores de qualidade superior, podem não jogar pela altura. Vou escolher por altura agora – reclamou Felipão.

Dinei, outro quem tem 1,86m (ajuda em escanteios defensivos também), pode ganhar vaga de Maikon Leite por mais presença de área.

Kleber poderá voltar mais, trabalhando mais perto de Valdivia.

Felipão quer ver o Palmeiras despertar. Uma vitória neste domingo, contra o Vasco, garantirá a quarta posição no Brasileirão.


Por que parou?

Sem gols
Equipe está há 180 minutos sem marcar um gol, após jogos contra Grêmio e Vasco. Algo igual só tinha acontecido uma vez em 2011, no fim de julho, diante de Flamengo e Fluminense.

Atacantes?
Dos últimos sete gols feitos pelo Verdão, só um foi de atacante: Luan, na vitória por 3 a 2 contra o Galo. Os demais foram de volantes, meias e zagueiros, nas últimas sete partidas.

Quem sobe?
Time sofreu gols após bolas cruzadas pelo alto contra Flu, Galo, Coritiba e, duas vezes, contra o Vasco, na última quinta. São seis partidas no período: seis gols sofridos, cinco no alto.

Kleber
Principal atacante do time, não balança a rede há seis jogos. Desde a lesão na coxa, seguida da polêmica proposta do Flamengo, ele não marca. Atacante reclamou da criação e zaga.

Armação
Apesar da volta de Valdivia há sete partidas, contra o Fluminense, e de sua evolução física, Verdão continua com dificuldades para superar a marcação e ter um meio criativo.


Mudanças

Como pode jogar no domingo
Com Marcos Assunção suspenso pelo terceiro amarelo, a opção de atleta alto para o setor é Chico. O volante também faz função de zagueiro e pode variar o sistema para o 3-5-2. Maikon Leite deve perder lugar para Dinei, que joga na área. Kleber ajudaria Valdivia, voltando também no meio.

Outra opção
Time pode ganhar ainda mais altura com Maurício Ramos (1,86m). Gerley sairia e Luan viraria um ala-esquerdo, em um esquema mais fechado: três zagueiros.

Verdão: Deola; Cicinho, Henrique, Thiago Heleno e Gerley (Maurício Ramos); Márcio Araújo, Chico e Valdivia; Luan, Kleber e Dinei.

  • Matéria
  • Mais Notícias