menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Última era Muricy no São Paulo teve tricampeonato e fiasco em mata-matas

Dia 01/03/2016
03:51

  • Matéria
  • Mais Notícias

O novo técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, já é um velho conhecido da torcida tricolor. De volta ao clube após quatro anos, o treinador levou o time ao tricampeonato consecutivo do Brasileirão de 2006 a 2008 e reestreia pelo clube nesta quinta-feira, contra a Ponte Preta, no Morumbi.

Apesar de bons desempenhos em campeonatos nacionais, nem só de glórias Muricy viveu no Tricolor. Seguidas derrotas para clubes brasileiros na Copa Libertadores e nenhuma final do Paulistão alcançada também marcaram o treinador - que era questionado por não obter resultados em torneios por pontos corridos. Relembre como foi ano ano sua segunda passagem pelo São Paulo:

2006
No primeiro ano de sua segunda passagem, Muricy chegou ao vice-campeonato do Paulistão, com um ponto a menos que o campeão Santos - a competição ainda era disputada na fórmula de pontos corridos. Em seguida, novamente uma segunda colocação. Desta vez, na Libertadores, torneio em que o Tricolor defendia o título, perdendo para o Internacional na final. No Brasileirão, o São Paulo se vingou. Com uma diferença de nove pontos para o vice Inter, sagrou-se o campeão com o menor número de derrotas da história dos pontos corridos: apenas quatro.

2007
No Paulistão, novamente terminou a primeira fase na segunda colocação. Já no novo método de disputa com mata-matas, o São Paulo perdeu de maneira vexatória para o São Caetano por 4 a 1 no Morumbi, após empate no Pacaembu, na semifinal. Na Libertadores, depois de o time sofrer para se classificar para as fases finais em um grupo fácil, foi eliminado pelo Grêmio, arquirrival de seu algoz do ano anterior, ainda nas oitavas de final. No Brasileirão, novamente a redenção. Em campanha inesquecível, o São Paulo sofreu apenas 19 gols em 38 partidas, média de 0,50 gol sofrido por jogo, com o trio Breno, André Dias e Miranda na zaga.

2008
O Paulistão foi triste para o São Paulo. Após terminar a primeira fase em terceiro, o Tricolor enfrentou o Palmeiras nas semifinais. Depois de vencer o primeiro jogo por 2 a 1, perdeu o segundo confronto por 2 a 0, com direito a 'chororô' do palmeirense Valdivia. Na Libertadores, classificou-se em primeiro de seu grupo, mas foi eliminado pelo Fluminense, com gol de Washington aos 45 minutos do segundo tempo. Veio o Brasileirão e, novamente, o título. Desta vez, destaque na conquista para os 18 jogos de invencibilidade que o time alcançou durante a competição - a equipe tirou uma diferença de 11 pontos para o Grêmio. O título só foi conquistado na última rodada, na vitória sobre o Goiás por 1 a 0, com gol de Borges.

2009
O último ano daquela passagem de Muricy começou do mesmo jeito que os outros: São Paulo eliminado no Paulistão. O Tricolor perdeu as duas partidas semifinais para o Corinthians, que acabou campeão. A última competição em que Muricy comandou o São Paulo foi a Libertadores e, novamente, o time acabou derrotado por um brasileiro, desta vez o Cruzeiro, nas quartas de final. Esta derrota culminou na saída do treinador do Morumbi.

  • Matéria
  • Mais Notícias