menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Última chance para nadadores obterem índice para o Parapan

Juninho e Renato Silva (Fotos: Vipcomm)
imagem cameraJuninho e Renato Silva (Fotos: Vipcomm)
Dia 28/10/2015
05:47

  • Matéria
  • Mais Notícias

Os nadadores brasileiros que ainda sonham em obter o índice para os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, no México, em novembro, terão neste fim de semana a última oportunidade para conseguirem a classificação. No sábado e no domingo será realizada em São Paulo a primeira etapa nacional do Circuito Paraolímpico. A competição reunirá 666 atletas brasileiros da natação, atletismo e halterofilismo.

- O evento será bem disputado. Os atletas estão muito concentrados e sem dúvida será a competição mais importante do ano no Brasil porque é a última chance dos atletas da natação conquistarem o índice para os Jogos - disse o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Edílson Tubiba.

Ao todo, o Brasil tem direito a 33 vagas na natação no Parapan. No entanto, não basta ao atleta obter o índice para o evento esportivo. O departamento técnico do CPB irá avaliar quais são os melhores competidores entre os que obtiverem as marcas a fim de montar a equipe mais forte possível. Será levado em conta, por exemplo, aquele atleta com grandes chances de conquistar medalha em mais de uma prova.

Já os competidores do atletismo e do halterofilismo terão ainda uma segunda oportunidade para obterem os índices: na segunda etapa do Circuito Paraolímpico, nos dias 3 e 4 de setembro.

Como os índices estabelecidos pelo CPB estão entre os mais fortes da América do Sul, cerca de 50 atletas de países como Argentina, Uruguai, Colômbia e Chile também vão disputar a competição a fim de avaliarem seus desempenhos e competirem contra seus principais rivais brasileiros.

A disputa da natação será realizada na sede do Corinthians, enquanto o atletismo e o halterofilismo serão no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). No sábado, as competições vão das 8h às 12h e das 14h às 18h. Domingo, entre 8h e 12h.

  • Matéria
  • Mais Notícias