menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

O Tubarão ressurge! Londrina conquista o acesso

Mano Menezes  (Foto: Gilvan de Souza)
imagem cameraMano Menezes (Foto: Gilvan de Souza)
Dia 28/10/2015
05:56

  • Matéria
  • Mais Notícias

Depois de dois anos fora da Primeira Divisão do Campeonato Paranaense, o Londrina conquistou o acesso no último domingo. A equipe, que já foi campeão paranaense três vezes (1962, 1981 e 1992), parecia não ter mais solução. Administrações conturbadas e parcerias fracassadas fizeram com que o clube quase deixasse de existir no ano passado, por dívidas e ações trabalhistas.

Porém, no fim do ano passado a história começou a mudar. O clube acertou uma parceria com a empresa SM Sports, do empresário Sérgio Malucelli, que irá gerir o departamento de futebol nos próximos dez anos. Com um investimento alto no início do ano e com os jogadores que vieram do Iraty, clube que Malucelli preside, a equipe conseguiu fazer uma boa campanha na Segundona (veja abaixo).

Agora com o acesso, o Tubarão irá oficializar, no próximo dia 24, uma parceria com o Galatasaray, da Turquia. Segundo o empresário, será uma união que beneficiará as duas equipes. Além do intercâmbio de jogadores, o clube turco irá dar uma ajuda anual ao Tubarão.

– Talvez eles façam a pré-temporada aqui. Eles vão ter prioridade de adquirir revelações nossas, e vice-versa, da base e do profissional - explicou Malucelli, ao LANCENET!.

O gestor de futebol revelou um projeto, em fase de estudos, para a construção de uma arena, localizada no espaço do atual Estádio Vitorino Gonçalves Dias, o VGD.

O atual presidente do Londrina, Cláudio Canuto, assumiu o cargo no fim do ano passado, após a quase extinção do clube, e teve como meta principal a reestruturação da equipe. O dirigente comentou sobre a dificuldade de contratar jogadores para a Segunda Divisão:

– São negociações demoradas, às vezes com valores acima da realidade do campeonato. Mas somente desta forma que conseguimos montar um elenco forte. Ano que vem queremos o título da Primeira Divisão e a vaga na Série D.

Mesmo com o acesso, a Segundona ainda não acabou para o Tubarão. Neste domingo, Toledo e Grêmio Metropolitano decidem quem irá disputar o título com o Londrina, nos dias 24 e 28 de agosto.

Campanha quase perfeita

Fora da Primeira Divisão do Campeonato Paranaense desde o dia 25 de março de 2009, o Londrina conquistou o acesso no último domingo. Após a vitória por 1 a 0 contra o Nacional de Rolândia, pela semifinal da competição, a equipe garantiu a vaga. O acesso foi alcançado com uma campanha quase impecável. O Tubarão disputou um total de 19 jogos, venceu 13, empatou cinco e só perdeu um. Marcou 47 gols e sofreu apenas 15, ficando assim, com um saldo de 32 gols.

Com esses números, terminou a competição como a equipe que mais venceu e a que menos perdeu. Além de ter o melhor ataque da competição, o melhor saldo de gols e a segunda melhor defesa (atrás apenas do Toledo). O atacante Warlley foi o artilheiro da competição, com dez gols marcados. A equipe foi campeã do primeiro turno e terminou o segundo, na segunda colocação, atrás do Toledo.

Domínio Malucelli no Paraná

A família Malucelli é tradicional no Estado do Paraná, principalmente no futebol. Sérgio Malucelli é o atual presidente do Iraty, além de ser dono da SM Sports, empresa que comanda o Londrina. Marcos Malucelli é o presidente do Atlético Paranaense. Além dos dois, a família é dona do Sport Club Corinthians Paranaense, o antigo J. Malucelli, que adotou o nome do time paulista após uma parceira em 2009.

Mesmo com o comando dessas várias equipes do mesmo estado, os irmãos Malucelli evitam parcerias entre as equipes.
– Não temos nenhum vínculo, nem com jogadores. Pelo contrário, evitamos fazer qualquer negociação entre irmãos - contou Sérgio Malucelli, ao LANCENET!.

Com o acesso, Atlético Paranaense e Londrina vão se enfrentar no Campeonato Paranaense de 2012, mas os irmãos não. Marcos Malucelli se despede da presidência do Atlético no fim deste ano. Sérgio é outro que vai se desligar da presidência no fim do ano também, só que do Iraty. O empresário quer se dedicar em tempo integral ao Londrina na Primeira Divisão.

  • Matéria
  • Mais Notícias