menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Por tri do Paulistão, Santos se 'fecha' antes da final

Dia 28/10/2015
06:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

Grande favorito ao tricampeonato estadual, o Santos pode até ser surpreendido e perder o título do Paulistão para o Guarani. Porém, se isso acontecer não será por soberba, "oba-oba" ou falta de concentração dos jogadores.

Às vésperas da nona final nos últimos quatro anos, o grupo do Peixe está "fechado" para a decisão deste domingo, no Morumbi.

Mesmo contra um adversário de qualidade inferior, o técnico Muricy Ramalho adotou algumas medidas para conter os ânimos do elenco. Antes do treino da última quinta-feira, o comandante alvinegro reuniu a equipe, assim como já havia feito na quarta, e conversou com os atletas por cerca de 20 minutos. No bate-papo, o treinador exigiu foco do grupo e pediu para que os santistas não se expusessem na mídia.

Matérias especiais, ensaios fotográficos e participações em programas televisivos foram vetados. O atendimento à imprensa foi permitido apenas dentro do CT Rei Pelé, ainda assim com algumas restrições.

Com isso, Muricy espera preservar o grupo e também evitar dar "munição" ao time de Campinas com declarações que podem ser interpretadas como provocativas.

Os jogadores, já acostumados com o clima de decisão, não se importaram com as determinações. Pelo contrário. O capitão Edu Dracena, inclusive, destaca a importância de o grupo se "fechar" nessa época.

– Esse é um momento que o Santos está acostumado e reage bem. É bom, porque os jogadores ficam mais concentrados e, quando entramos assim, é muito difícil sairmos derrotados – disse o zagueiro.

Tal postura não é adotada apenas pelos atletas do Peixe. A diretoria santista também evita comentar sobre qualquer assunto que não seja a final do Paulistão. Até mesmo a negociação para a ida de Ibson ao Flamengo é evitada pelos cartolas.

– Nos recusamos a tratar de contratações e dispensas no âmago de duas decisões. Na janela do meio do ano discutiremos isso – afirmou o presidente Luis Alvaro Ribeiro.

Por enquanto, o foco é total no Bugre. Vale tudo pelo tri do Paulista.

Concentração sábado

Apesar do técnico Muricy Ramalho revelar, em entrevista recente ao LANCENET!, que está acabando, gradativamente, com as concentrações antes de importantes confrontos, a equipe santista tem permanecido mais tempo no CT Rei Pelé durante as finais do Paulistão 2012.

Na fase final da competição, o elenco alvinegro tem dado início a concentração no alojamento logo de manhã, nos sábados, onde realiza treino e logo depois almoça.

Antes, jogadores costumavam ficar com a família e amigos até o sábado à noite. No entanto, o comandante alvinegro resolveu adotar um regime maior de concentração. A mudança teve início nas quartas de final do Paulistão diante do Mogi Mirim, tendo continuidade no clássico contra o São Paulo, no último domingo, pela semifinal, e será implantado para as finais diante do Guarani.

Bolívar também fica em segundo plano

Por conta da decisão com o Guarani, o grupo do Santos também deixou de lado a disputa da Libertadores, mesmo próximo do duelo mais importante desta temporada.

Nem o clima quente oriundo da primeira partida contra o Bolívar, semana passada, em La Paz, tem tirado o foco dos jogadores. A decisão será na próxima quinta-feira, na Vila Belmiro, onde o Santos precisa vencer por 1 a 0 ou dois gols de diferença para avançar de fase.

– Não podemos pensar nisso. Que venha o Guarani primeiro, até para termos mais tranquilidade para decidir na Libertadores. Este é o pensamento do grupo – assegurou o capitão Edu Dracena.

O Santos retornou mordido da Bolívia por conta dos acontecimentos da partida pelas oitavas de final da Libertadores. A equipe enfrentou um clima muito hostil na passagem por La Paz e ficou furiosa.

Durante a partida, objetos foram arremessados no gramado e Neymar foi atingindo por uma fruta, motivo maior da reclamação.

  • Matéria
  • Mais Notícias