menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Toninho Cecílio reencontra o Verdão: ainda 'é Palmeiras'?

Centro de Memoria Vasco (Foto: Wagner Meier)
imagem cameraCentro de Memoria Vasco (Foto: Wagner Meier)
Dia 28/10/2015
06:01

  • Matéria
  • Mais Notícias

– Aqui é Palmeiras! O

A célebre frase acima ficou famosa entre os palmeirenses. Todos se lembram muito bem que é o autor: Toninho Cecílio. Gerente de futebol do clube entre março de 2007 e fevereiro de 2010, ele sempre defendeu o Palmeiras em todas as circunstâncias. A passagem pela diretoria foi tão marcante que até Felipão, que nem sequer trabalhou com ele, chegou a elogiá-lo.

O treinador chegou a citá-lo em uma coletiva após o empate em 1 a 1 com o Bahia, dia 18 de agosto. Em atrito com o vice de futebol Roberto Frizzo na época, o técnico cobrou um dirigente mais atuante para defender o time nas situações polêmicas. Tudo o que o ex-gerente fazia.

Mas agora ele está de outro lado, no Avaí. Assim, ele quer se esquecer do passado domingo.

– Sempre é diferente enfrentar o Palmeiras. Já joguei contra ano passado pela Copa Sul-Americana, quando estava no Vitória (uma vitória e uma derrota). E pelo Grêmio Prudente (atual Barueri) tivemos um empate em 2010. É algo diferente, mas preciso me concentrar no campeonato e nas necessidades do Avaí. Tenho jogadores amigos, o pessoal da comissão técnica – afirmou o treinador ao LANCENET!.

Toninho mostra emoção ao falar sobre o Verdão. No período em que esteve na gerência de futebol, o clube viveu seus últimos períodos de glória: foi campeão paulista em 2008 e quase alcançou o título brasileiro no ano seguinte. Sem contar que em também em 2008, conseguiu uma vaga na Copa Libertadores, o principal objetivo do elenco atual no Campeonato Brasileiro.

Se não bastasse, o antigo dirigente ajudou a montar a atual comissão técnica fixa do Palmeiras.

Sem atuar em um cargo administrativo desde sua saída do Alviverde, Toninho quer agora seguir na carreira de treinador. Mesmo assim, deixou saudades do clube.

Agora, o Verdão precisa voltar a crescer. E sem o apoio de Toninho.


Confira uma entrevista exclusiva com Tonínho Cecílio:

LANCENET!: Após um jogo contra o Bahia, Felipão elogiou você e disse que faz falta um dirigente no clube com suas características. O que achou?

TONINHO CECÍLIO: Fiquei sabendo. Ele sempre me tratou bem, abriu a Academia para treinar com o Americana para a Série B (deste ano). É um pessoa que tenho admiração pelo que fez e pela forma como me trata. É o treinador que mais admiro. Torço por ele.

LNET!: Quais as lembranças do seu período como gerente do Palmeiras?

TC: Não tenho arrependimento. Além de 2009, em 2008 também lideremos na reta final do brasileiro. Foram dois anos como candidato ao titulo. Só tenho boas lembranças. Perder em 2009 e deixar escapar o título foi um pouco triste. Seria algo bem compensador na minha vida. A diretoria trabalhou bem. Se pegar um ponto negativo, foi isso. Mas fizemos um Palmeiras respeitável. O torcedor voltou a se orgulhar da equipe. O Palmeiras só enriqueceu meu currículo. As pessoas que escolhemos para comissão técnica estão la até hoje. Fico feliz por isso.

LNET!: Você quer continuar como técnico. Sonha em treinar o Palmeiras?

TC: Estou muito envolvido com o Avaí. Para um treinador, chegar no nível do Palmeiras sempre é um objetivo. Mas preciso construir uma carreira. No momento, estou voltado para tirar o Avaí dessa situação.

LNET!: Você ficou famoso pela frase: "Aqui é Palmeiras". Para domingo vai mudar para: "Aqui é Avaí"?

TC: (Risos) Não tenha dúvida. Aqui é Avaí! Precisamos melhorar a performance dentro de casa. Precisamos de uma campanha mais consistente em Florianópolis. Resumindo essa frase, é isso. É fazer valer o mando de campo, dar o ritmo de jogo. Temos jogado bem em casa e vamos tentar melhorar. Estou confiante. Mas é um momento perigoso para enfrentar o Palmeiras.


Toninho no Verdão

Cargo na direção

Toninho Cecílio assumiu a função de gerente de futebol do Palmeiras em março de 2007 e ficou quase três anos no cargo. Saiu junto com o técnico Muricy Ramalho, em fevereiro do ano passado.

Título e luta pelo clube

O trabalho de Toninho no Verdão ficou marcado pela conquista do Paulistão 2008. Além disso, era ele o gerente no Brasileiro de 2009, quando o time perdeu o título na última rodada. O então dirigente também ganhou admiração de parte da torcida por sempre defender o Palmeiras com veemência em suas entrevistas.

'Aqui é Palmeiras!'

A frase acima virou uma espécie de bordão do dirigente em sua passagem pelo Palmeiras. Ele falava isso frequentemente em suas entrevistas, sobretudo para defender os interesses do clube. A mais "famosa" delas foi após a derrota para o Fluminense, no Brasileirão de 2009, quando, bastante exaltado, criticou muito a atuação do árbitro Carlos Eugênio Simon. Até hoje, a frase é lembrada pelos torcedores do Alviverde.

Carreira de técnico

Após sair do Verdão, Toninho Cecílio decidiu seguir a carreira de treinador. Antes de assumir o Avaí, comandou Grêmio Prudente, Vitória, São Caetano e Americana.

  • Matéria
  • Mais Notícias