menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Toloi supera insônia pós-falha contra o Flu e ganha elogios no Tricolor

Apartamento do Guardiola - (Foto: Reprodução/La Reppublica)
imagem cameraApartamento do Guardiola - (Foto: Reprodução/La Reppublica)
Dia 28/10/2015
05:49

  • Matéria
  • Mais Notícias

A boa atuação de Rafael Toloi contra a Universidad Católica não surpreende mais a diretoria do São Paulo. Depois do jogo contra o Fluminense, em que ele falhou e a vitória escapou, o zagueiro poderia ser contestado, mas um fato fez ele ganhar ainda mais prestígio.

continua após a publicidade

O camisa 3, literalmente, não dormiu depois daquela partida. A informação chegou até a cúpula do clube, que aprovou a reação. O episódio foi visto como positivo porque mostrou que o atleta não está acomodado no clube e fica irritado com os erros cometidos durante os jogos.

Naquela ocasião, dia 4 de novembro, quando deixava o campo do Morumbi, Toloi foi abordado pela imprensa e logo assumiu a falha que teve na partida, que terminou 1 a 1 diante do atual campeão brasileiro.

continua após a publicidade

Juvenal Juvêncio, como ele mesmo faz questão de ressaltar, entendia que os problemas recentes do Tricolor estavam relacionados ao antigo grupo de jogadores. De um ano e meio para cá, a grande maioria foi modificada pela diretoria. Contratado no meio desta temporada, Toloi se encaixa no perfil pretendido.

– Tem feito partidas muito boas. É jovem, talentoso, muito forte, muito forte. Um atleta com destemor, não tem medo. Tem muito a crescer – declarou o presidente, ainda durante o intervalo do empate em Santiago, quando o São Paulo vencia por 1 a 0, com gol de cabeça do zagueiro.

continua após a publicidade

Mesmo com dores no tornozelo esquerdo, o camisa 3 não cogitou ficar no Brasil para tratamento. No treino de reconhecimento do gramado do San Carlos Apoquindo, ele fez um teste com o preparador físico Alexandre Lopes, sentiu dores, mas foi para o jogo assim mesmo.

Rafael Toloi já tem dois gols nesta Sul-Americana e é vice-artilheiro do time na competição, Willian José tem três. Luis Fabiano e Lucas só fizeram um gol cada. O outro gol do defensor foi na goleada sobre a Universidad de Chile, em cobrança de falta. O jogo aconteceu três dias depois da falha contra o Fluminense. Ao marcar no Pacaembu, ele vibrou muito e foi abraçado por praticamente todo o elenco são-paulino e membros da comissão técnica do clube.

À disposição para enfrentar a Ponte

Se antes do jogo contra a Católica Toloi era dúvida, por conta das dores no tornozelo esquerdo, agora o zagueiro se coloca à disposição até para a partida de domingo, contra a Ponte Preta. No entanto, aguarda o posicionamento dos médicos:

– Isso quem vai decidir é Ney. Temos de trabalhar da melhor forma para estar em condições de jogo. Vou conversar com os médicos e com os fisioterapeutas, para saber se vou jogar no próximo jogo ou se vou ficar só para a partida de volta na Sul-Americana – disse o defensor, ontem.

As dores que quase tiraram o autor do gol são-paulino da partida no Chile vieram no último domingo, no confronto contra o Náutico, no Morumbi. Na ocasião, Toloi teve uma entorse no tornozelo esquerdo ainda no primeiro tempo, e foi substituído no intervalo por Edson Silva. Até o embarque para o Chile, ele não sabia se poderia atuar, mas participou do treino no Apoquindo sem limitações, e foi liberado pelos médicos.

Mesmo se for liberado para a partida deste domingo, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, Toloi pode não atuar por opção de Ney Franco. O técnico sinalizou que, já classificado para a Libertadores, gostaria de usar a partida para dar ritmo a jogadores que não estão atuando com frequência.

Bate-bola - Rafael Toloi:

LANCE!Net: Como foi passar a noite toda sem dormir depois da falha contra o Fluminense, pelo Brasileiro?
Rafael Toloi: A gente já não consegue dormir depois dos jogos. E, quando a gente comete alguns erros, é muito difícil de dormir. Mas depois que passou o dia, a gente treinou e eu já esqueci. Passei a noite toda acordado lá no CT, mas isso é normal. Levantei a cabeça já fui para o outro jogo e agora é dar sequência, terminar o ano bem, e talvez com o título da Sul-Americana.

L!Net: Juvenal fez elogios ao seu futebol. Como recebe isso?
RT: Fico feliz pelos elogios. Sempre procurei treinar bastante e me dedicar bastante. Vontade nunca faltou para mim. Não só para mim, mas pro grupo todo.

L!Net: Jogou com dores? Como está o seu tornozelo esquerdo?
RT: Como eu disse antes do jogo, torção de tornozelo dificilmente você vai voltar rápido e não sentir dores. Estava sentindo um pouco de dor, mas a partir do momento que a gente está em campo, temos de dar o máximo e foi o que aconteceu. Fiquei muito feliz pelo gol que fiz e pela equipe ter apresentado um bom resultado.

L!Net: O que achou do resultado do empate em 1 a 1?
RT: Foi uma boa partida, mas poderíamos ter saído com a vitória. Infelizmente, levamos um gol, mas a equipe jogou bem e conquistamos um bom resultado. É difícil vencer a equipe deles aqui. Agora é trabalhar para o próximo jogo.

  • Matéria
  • Mais Notícias