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Timão cresce marca apostando em outros esportes e vira modelo no Brasil

Dia 01/03/2016
00:20

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Hoje o corintiano não torce apenas para Tite, Cássio, Paulinho... Liga a TV para ver UFC, acompanha o futsal lotando o ginásio do Parque São Jorge e vibra com o sucesso do futebol americano.

Com um projeto de expandir sua marca pelo mundo e fomentar outros esportes, o Corinthians aposta em 28 modalidades que não pesam nos cofres, mas que competem em alto nível. O pensamento engloba duas condições: nada de verba do clube, e patrocinadores dispostos a investir em equipes competitivas.

– Neste molde, passamos a oferecer a marca e parceiros se interessaram em participar. Hoje a procura de patrocinadores é muito maior do que há cinco anos, quando começamos – disse Roberto Toledo, gerente de esportes terrestres, ao LANCE!Net.

O futsal, única modalidade em que o clube investe dinheiro de maneira mais pesada, é o carro-chefe do projeto. Tratado com carinho até pelo presidente Mário Gobbi, o time joga o campeonato nacional (Liga Futsal) há quatro anos e chegou na semifinal nas últimas três edições. Ninguém do departamento esconde que a prioridade é este título.

Outro braço importante do planejamento, o MMA é febre dentro do Parque São Jorge. Com uma academia própria de lutas, batizada por Anderson Silva – campeão dos médios do UFC e que está renegociando seu contrato com o Timão –, a procura de jovens tem sido grande. Júnior Cigano, também do UFC, é outro atleta conhecido do clube, que paga uma remuneração mensal aos lutadores para expandirem a marca.

Esportes radicais, como skate, surfe e asa delta, também têm seus representantes (veja abaixo). Está em pauta a construção de uma pista de skate dentro da sede social.

O que chama a atenção, porém, é a regularidade do projeto. Ao contrário de outros clubes, os esportes ganham continuidade. O Santos no futsal e o Flamengo na natação, por exemplo, abandonaram o barco.

No futuro, a ideia é focar em esportes olímpicos que são fortes na base. Sem espaço, quando os jovens caminham para o profissional, migram para outros clubes.

Modelo no Brasil, o Timão foi à Europa pegar conselhos do Barcelona, que investe no futsal, basquete, hóquei sobre patins e handebol.

– Tivemos dicas com o Barcelona. Nosso objetivo é, no futuro, investir forte em mais modalidades. Caminhamos para isso – disse Toledo.

As outras modalidades fortes do Corinthians:

Futsal
É o carro chefe do clube e o único esporte com investimento próprio. Joga a Liga Futsal há quatro anos.

Natação
Tem grande desempenho principalmente na base. Foi a segunda melhor equipe do país no ranking nacional de 2012.

Futebol americano
É um dos projetos mais bem-sucedidos. Tem grandes patrocinadores e é o atual tricampeão brasileiro e paulista.

Surfe
Tem parceria com Mineirinho, melhor surfista brasileiro da atualidade. O atleta é o 2 no ranking mundial do WCT.

Skate
Clube tem parceria com Rony Gomes, que ganhou medalhas no Kia World Extreme Games, na última semana.


Academia LANCE!
João Henrique Areias - Especialista em marketing

"Nesse tipo de ação, o clube só sai ganhando"

O principal objetivo dessas parcerias com outros esportes é conquistar outros públicos, outros mercados. Em 1987, quando estava na vice-presidência de marketing do Flamengo, a gente queria fazer esse tipo de parceria com outros esportes, como voo livre, que é um outro mercado. Alguma coisa foi feita na época. Hoje, o Flamengo está fazendo isso com o beach soccer, por exemplo.

No caso de outros esportes que não o futebol, o que se pretende é levar a sua marca a um outro tipo de público que não está ligado a esta modalidade. Você não licencia, não assume o risco financeiro daquele esporte e está levando a sua marca para outro tipo de público. Nesse caso, o clube só sai ganhando.

Então, quando a situação aperta, devido aos altos custos e à pouca possibilidade de patrocínio pela pouca visibilidade enquanto equipe, porque os campeonatos estaduais ou mesmo nacionais não dão visibilidade, os clubes acabam não aguentando pagar a conta.

O clube tem de tomar cuidado, ver quem é que está fazendo. Afinal, está explorando a marca.

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