menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Tiago Fernandes priorizará profissionais em 2011

Trem do Vasco (Crédito: Rodrigo Ciantar)
imagem cameraTrem do Vasco (Crédito: Rodrigo Ciantar)
Dia 27/10/2015
22:06

  • Matéria
  • Mais Notícias

Vencedor do Australian Open juvenil em 2010, Tiago Fernandes agora tem como objetivo principal os torneios profissionais. Esporadicamente, os jogador de 17 anos pode atuar em torneios juvenis, porém, eles não são mais seu foco.

De início, o maior desafio virá no palco onde brilhou ano passado, nas quadras de Melbourne (AUS).

Por ter sido campeão juvenil, Tiago recebeu convite da organização do torneio para disputar o qualificatório para a chave principal do primeiro Grand Slam do ano.

Com os pés no chão, o brasileiro, atual 577 no ranking mundial entre os adultos, não espera resultados imediatos na categoria senior.

– No tênis, não é como bolo, não tem receita. Tênis você tem de trabalhar o dia a dia, você tem de focar jogo por jogo. Falo daqui três, quatro anos, porque hoje tenho só 17 anos. E, com 20, 21 anos, aí que eu vou ser um tenista formado. Não dá para pensar em resultado agora – disse Tiago, que completará 18 anos no dia 29 deste mês.

Ele já vem participando constantemente de torneios profissionais. Desde o US Open , em setembro passado (em que foi derrotado nas oitavas de final do torneio para o russo Victor Baluda), Tiago não atua entre os juvenis.

Após o Grand Slam americano, Tiago participou de sete torneios entre os profissionais em 2010. Cinco do tipo future e dois challengers, que disputará constantemente nesta temporada.

Fernandes destoa da maioria dos tenistas brasileiros, de cara, pela sua preferência por piso rápido. Gustavo Kuerten, maior expoente do esporte no Brasil, sempre foi um jogador que se deu melhor no saibro, assim como a maioria dos jogadores por aqui formados.

– Gosto de saibro, mas gosto muito de jogar em quadras de cimento, rápidas. Tento adaptar meu jogo de acordo com a quadra, não tenho muito isso não.

Antes de ir para a Austrália, Tiago participa do Aberto de São Paulo. Na primeira rodada do qualificatório, venceu Tiago Monteiro com um duplo 6-4.

Bate-Bola com Tiago Fernandes, em entrevista exclusiva ao LANCE!

LANCENET!: Qual sua perspectiva para o Australian Open entre os profissionais?
Tiago Fernandes: Estou bastante animado. Vai ser meu primeiro Grand Slam como profissional. Com 17 anos, poder jogar um Grand Slam vai ser uma experiência muito boa.

LANCENET!: O que dá para tirar de bom desses torneios?
Tiago Fernandes: Preciso aprender com os profissionais com que vou jogar e treinar. Jogar com jogadores de melhor nível dá mais experiencia, tenho de sugar o máximo deles.

LANCENET!: Qual seu objetivo principal no ano que inicia agora?
Tiago Fernandes: O objetivo é jogar torneios profissionais. Focar nos challengers, futures, e jogar torneios para treinar e fortalecer. O resultado vem em três, quatro anos.

LANCENET!: Até onde você acha que pode chegar nos profissionais?
Tiago Fernandes: Meu objetivo é ser décimo do mundo, ganhar um Grand Slam, jogar Olimpíada. É difícil prever, mas tenho de pensar alto.

LANCENET!: Se pudesse escolher, preferiria ser como Federer ou Nadal?
Tiago Fernandes: Pegaria a técnica do Federer e misturaria com a parte mental e o físico do Nadal (risos).

Com a palavra...
Fernando Meligeni (Ex-tenista)

Tem de parabenizar o pensamento grande, de jogar campeonato maiores, de sair do juvenil. Ele já fez o que tinha de fazer no juvenil. Ganhou Grand Slam, foi número um do mundo. Tem de começar o novo estágio da vida dele, estar com gente mais velha, com a bola mais pesada. Agora ele começa do zero de novo. Fui número um juvenil e você deixa de ser protagonista e é mais um. Faz parte de um amadurecimento.

  • Matéria
  • Mais Notícias