menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Thiago Neves em campo já no sábado? L!NET analisa prós e contras

Campinho - Thiago Neves - Fluminense (Reprodução)
imagem cameraCampinho - Thiago Neves - Fluminense (Reprodução)
Dia 27/10/2015
21:50

  • Matéria
  • Mais Notícias

Thiago Neves se prepara para estrear, mas ainda não sabe exatamente quando. Por ele, o primeiro jogo neste segundo retorno às Laranjeiras poderia acontecer já no sábado, contra o Duque de Caxias, pela Taça Guanabara. Porém, entre o desejo do camisa 7 e a decisão do técnico Abel Braga, existem uma série de fatores que o LANCENET! levantou para saber: vale a pena antecipar a estreia da principal contratação do Fluminense?

De saída, Thiago Neves teria o menor período de treinos até debutar na temporada. Os reservas, com exceção de Carleto, tiveram 18 dias até a vitória sobre o Friburguense, dia 21. Já os titulares se prepararam durante 25 dias até o jogo contra o Volta Redonda, sábado passado. O camisa 7, caso tenha a vontade atendida, terá treinado durante 16 dias, sem a realização de nenhum jogo-treino.

Liberado, Thiago Neves já pode estrear

Por outro lado, caso entre em campo, seja no Campeonato Carioca, seja na Libertadores, Thiago Neves sabe que sairá do banco de reservas. Com isso, um possível desgaste excessivo do apoiador pelo menor tempo de preparação poderá ser amenizado.

- A cada treino, estou melhorando. O coletivo foi melhor do que o esperado. Vamos ver se sábado pelo menos estarei no banco. Se depender de mim, jogo até quarta-feira (risos). Abel é que vai ver. Estou tentando melhorar fisicamente, tecnicamente... Preciso estar 100% para ajudar o time - afirmou Neves.

Além da parte física e técnica, preocupa também a falta de ritmo de jogo. Neste sentido, a entrada de Thiago Neves em alguns minutos do compromisso contra o Duque de Caxias seria de grande proveito para o seu aproveitamento mais efetivo na estreia da Libertadores, contra Arsenal (ARG) ou Huancayo (PER). O próprio meia sabe que a competição sul-americana exige muito dos jogadores.

- No Campeonato Estadual, até dá para administrar os esforços em campo. Entretanto, na Libertadores, não. Mas quem decidirá é o Abel. Vou mostrar para o treinador que posso jogar, mas sem pressa, sem correria, para não forçar nada exagerado. Eu não quero correr o risco de sofrer alguma lesão - ressaltou.

A programação da comissão técnica, desde a contratação de Thiago, há duas semanas, sempre foi utilizá-lo apenas na Libertadores. Porém, o jogador tem se destacado nos treinos e aumenta a expectativa de que sua estreia possa ser antecipada. De qualquer maneira, com reservas como Wellington Nem, Araújo e Rafael Moura em boa fase, não há necessidade de pressa para colocar o camisa 7 para jogar.

Bate-Bola com Thiago Neves, em entrevista coletiva

1) Como está o coração para a estreia na Libertadores? Ansioso?

R: É bom viver essa expectativa, ainda mais em um grupo que foi formado para ser campeão. A primeira Libertadores que disputei foi pelo Flu. Ainda mais pela forma que foi, estou ansioso, mas tranquilo. Sei até onde posso ir, se não der para estrear, é porque não dá.

2) Como vê a competição no setor ofensivo do Fluminense?

R: Só tem jogador de alto nível, de qualidade. O importante é a amizade, o respeito. Está jogando todo mundo, tem muita gente que está do lado de fora, respeitando, está aguardando a oportunidade. Tenho certeza que o Abel vai dar uma chance a todos.

3) Mas você não chega para ser reserva, não é mesmo?

R: Não tem nada no meu contrato dizendo que eu vim para ser titular. Não tem nada disso no meu contrato. Quem ficar no banco, terá de respeitar quem estiver jogando. Infelizmente, só existem 11 titulares. Vou buscar o meu espaço.

Como foram as outras estreias no Fluminense

Anderson - Estreou como titular e marcou gol contra o Volta Redonda.

Bruno - O lateral-direito teve atuação segura contra o Volta Redonda.

Carleto - Surpreendeu na estreia e marcou um gol no Friburguense.

Jean - O volante foi bem na primeira rodada do Carioca.

Wágner - O meia teve atuação apenas discreta contra o Volta Redonda.

Atuação discreta, mas com golaço em treino

Ao contrário do treino tático de quinta-feira passada, Thiago Neves teve uma atuação discreta no coletivo da última segunda, disputado entre os reservas e alguns jogadores da base. Porém, já no fim, ele marcou um golaço de fora da área, que deu a vitória por 3 a 2 para o seu time.

Como havia previsto o preparador físico Cristiano Nunes, Thiago ficaria mais cansado nesta semana, devido ao aumento da carga nos treinos. O apoiador se movimentou pouco pelo campo, ficou muito centralizado e se destacou mais pelos lançamentos - principalmente para o atacante Araújo, com quem fez bela parceria.

O técnico Abel Braga fez questão de observar a atividade de um ponto privilegiado: ele sentou-se sozinho nas arquibancadas, numa altura mais elevada que o campo. O treinador ainda não conversou com Thiago Neves sobre em qual posição pretende aproveitá-lo.

- Do meio para frente eu jogo. Preciso estar preparado para qualquer função. Ano passado cheguei a jogar no ataque e sei que não terei dificuldades para desempenhar qualquer função - disse Thiago.


Estreias de TN7 com a camisa tricolor

Fluminense 1x0 Friburguense - 24/1/2007

Thiago Neves era apenas mais um no pacote de contratações do início daquele ano. Após a pré-temporada na Granja Comary, ele estreou junto com o Tricolor na temporada, saindo do banco.

Fluminense 0x0 Vasco - 8/2/2009

Em seu primeiro retorno, Thiago Neves reestreou três dias após sua apresentação e 22 depois do último jogo pelo Hamburgo, da Alemanha. A falta de ritmo foi bem visível no clássico no Maracanã.

  • Matéria
  • Mais Notícias