Terminam as Olimpíadas Escolares em João Pessoa

- Matéria
- Mais Notícias
Com 48 troféus e 738 medalhas distribuídas em nove dias de competição, chegou ao fim, neste domingo, em João Pessoa (PB) as Olimpíadas Ecolares 2011, para atletas entre 12 e 14 anos de idade, e a organização já começa a projetar a próxima edição dos jogos.
Em 2012, a competição, que este ano teve a estreia do badminton, contará com mais uma modalidade, as lutas associadas.
- As confederações ficam impressionadas com a visibilidade que as modalidades ganham nas Olimpíadas Escolares e querem entrar na programação. É uma vitrine para o esporte, com cobertura jornalística nacional. E os jogos não são apenas um projeto esportivo, mas geram um impacto direto na cidade, em termos de investimento, comércio, consumo. Já temos cinco candidatas para a edição de 2013 - disse, ao LANCENET!, Edgar Hubner, diretor-geral das Olimpíadas Escolares, que destacou a estreia do badminton como um dos aspectos mais importantes desta edição.
- É o esporte mais praticado no mundo e, nos Jogos Olímpicos, distribui mais medalhas que vôlei, basquete, handebol, futebol... Não tenho dúvida de que, nos próximos anos, haverá vários atletas representando o Brasil em competições internacionais que passaram por aqui.
Nos últimos nove dias, foram disputadas 12 modalidades em 20 locais de competição espalhados por João Pessoa. Os atletas de 1.129 escolas de 25 estados do país e do Distrito Federal tiveram a oportunidade de competir orientados por árbitros profissionais e de conhecer atletas olímpicos como Bruno Souza, Valeskinha, Ricardo Santos e Sarah Menezes, embaixadores das Olimpíadas Escolares.
- Os atletas ficam hospedados em hoteis, têm transporte para os locais de competição, alimentação orientada. Isso é uma grade parte da competição, pois eles dormem e se alimentam bem e competem descansados - comentou Valeskinha, medalha de ouro com a seleção feminina de vôlei nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
- Para os atletas, é uma vivência inesquecível. No handebol e no judô, por exemplo, eles competiram nos pisos que foram utilziados nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro - completou Edgar Hubner.
Entre os dias 2 e 11 de dezembro deste ano, será a vez de Curitiba receber as Olimpíadas Escolares para atletas entre 15 e 17 anos.
Alguns números das Olimpíadas Escolares 2011 João Pessoa:
3.562 atletas participantes
1.129 escolas
12 modalidades
48 troféus
738 medalhas, sendo 232 de ouro, 232 de prata e 274 de bronze
240 voluntários
5.300 refeições servidas por dia
128 automóveis envolvidos no transporte de atletas, delegações, árbitros e membros da organização, sendo 64 ônibus, 22 vans e 60 carros
- Matéria
- Mais Notícias















