menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Telefónica larga na frente, mas é ultrapassado pelo Puma

Torcida do Flamengo provoca o Vasco (Foto: Alexandre Loureiro)
imagem cameraTorcida do Flamengo provoca o Vasco (Foto: Alexandre Loureiro)
Dia 28/10/2015
05:16

  • Matéria
  • Mais Notícias

O barco americano Puma partiu na liderança da sexta perna da Volvo Ocean Race, entre Itajaí (SC) e Miami (EUA). No início da tarde deste domingo, as cinco equipes largaram da cidade catarinense para encarar os cerca de 8.889 quilômetros até os Estados Unidos. No percurso, os tripulantes devem encontrar grandes variações climáticas. A previsão é de ventos fortes na subida para o Paraná nos dois primeiros dias de regata.

Ainda em Itajaí, as cinco equipes iniciaram uma pequena regata antes de entrarem em mar aberto rumo a Miami. O espanhol Telefónica, do brasileiro João Signorni, largou na frente e passou a primeira bóia em primeiro, seguido pelo neozelandês Camper, o Puma, o francês Groupama e o árabe Abu Dhabi.

Na segunda bóia, os espanhóis seguiam em primeiro, mas o Puma já vinha na cola depois de ultrapassar o Camper. Na marca seguinte, as três primeiras posições não tiveram alteração. Porém, atrás, o Abu Dhabi ultrapassou o Groupama.

A partir da quarta bóia, no entanto, a liderança mudou de mãos. O Puma superou o Telefónica e as posições não se alterarm nas duas marcas seguintes. Sendo assim, o Puma partiu em primeiro para casa. Logo atrás vinham Telefónica, Camper, Abu Dhabi e Groupama.

Franceses falam da sexta etapa

Vencedor da regata de porto de Itajaí, na tarde de sábado, o Groupama contou com a ajuda do espanhol Telefónica para chegar em primeiro. Agora, rumo a Miami, a equipe que chegou em terceiro lugar na perna entre Auckland (NZE) e a cidade brasileira, e teve de consertar um mastro quebrado, espera repetir a dose na sexta etapa. Na classificação geral, os franceses estão em segundo, com 133 pontos, dezesseis a menos do que os espanhóis.

- Nós não esperávamos vencer a regata de porto e contamos com a sorte e o erro dos adversários para sair com o primeiro lugar. Confusões podem ocorrer com todas as tripulações. Eu agradeço ao navegador (Andrew Cape) do Telefónica pela vitória. Estamos preparados e seguros para diminuir a vantagem. Com certeza, a corrida será menos desgastante do que a anterior - disse o comandante do Groupama, Franck Cammas.

O erro ao qual o velejador se referiu foi o contorno da bóia errada. A falha na terceira marca acabou levando o Telefónica da liderança da regata de porto para a lanterna. Signorini classificou o erro como um gol contra e não quis colocar a culpa em ninguém especificamente. Para ele, todos erraram.

Antes de largarem, os velejadores se despediram dos familiares. O ex-piloto de Fórmula 1 Enrique Bernoldi pulou do Abu Dhabi, num ritual tradicional em todas as paradas da Volvo.

As autoridades de Itajaí e Miami se encontraram no píer para a cerimônia de passagem da chave da Volvo. O prefeito da cidade catarinense, Jandir Bellini, fez a entrega para o chairman de Miami, Marc Sarnoff.

Segundo o Comitê Central Organizador da Parada de Itajaí, do dia 4 de abril, data de abertura da vila da regata, até este domingo, mais de 250 mil pessoas visitaram o local. Somente no sábado, cerca de 25 mil pessoas passaram pelos contadores eletrônicos.

Com isso, o comitê estima que a contabilização após a partida dos barcos deve chegar a cerca de 270 mil pessoas, sem contar o público que acompanha o evento dos molhes e das praias. Se este número se confirmar, Itajaí se tornará a segunda parada em número de pessoas desta edição da Volvo, perdendo apenas para o porto de abertura, em Alicante, na Espanha.


Classificação geral:

1º Telefónica (Iker Martínez): 149 pontos
2º Groupama (Franck Cammas): 133 pontos
3º Camper (Chris Nicholson): 124 pontos
4º Puma (Ken Read): 117 pontos
5º Abu Dhabi (Ian Walker): 58 pontos
6º Team Sanya (Mike Sanderson): 25 pontos

  • Matéria
  • Mais Notícias