O sucesso dos técnicos gringos nas Seleções Brasileiras

- Matéria
- Mais Notícias
Se a Seleção Brasileira de futebol buscar Pep Guardiola para o lugar do recém-demitido Mano Menezes, esta não será uma situação nova no esporte nacional. Outras modalidades também já apostaram em técnicos estrangeiros e obtiveram bons resultados.
O caso mais famoso ainda está em curso. O técnico argentino Rubén Magnano assumiu o comando da Seleção Brasileira de basquete e, após 16 anos de ausência, conseguiu conduzir o time à Olimpíada. Após a derrotado para os próprios argentinos nas quartas de final do basquete em Londres-2012, Magnano renovou contrato com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e ficará à frente da equipe até a Olimpíada do Rio-16.
Magnano é o caso de maior notoriedade, mas ele não foi o primeiro estrangeiro a dar as cartas no país. Em 2001, a ginástica brasileira trouxe o comandante ucraniano Oleg Ostapenko para reorganizar a formação de ginastas brasileiros.
Os resultados vieram rapidamente: Daiane dos Santos seria campeã mundial de solo dois anos mais tarde, em Anaheim (EUA). A despeito de não ter brilhado em Jogos Olímpicos, a ginasta foi por muito tempo uma das principais atletas do país. Ostapenko deixou o comando da ginástica nacional após os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
Atualmente, além de Magnano, outros dois treinadores de fora se destacam no Brasil. Morten Soubak tornou a Seleção feminina de handebol uma das referências no cenário internacional. A equipe caiu nas quartas de final em Londres-2012.
Já João Carlos Soares trouxe o estilo cubano para o boxe brasileiro. O resultado? Três medalhas na última Olimpíada, sendo duas de bronze e uma de prata, com Esquiva Falcão.
*****
MEMÓRIA: Gringos em outros esportes no país
Rubén Magnano
Argentino, Magnano foi contratado em 2010 com a missão de trazer o basquete masculino brasileiro de volta a uma Olimpíada. Fora desde Atlanta-1996, o time nacional conseguiu a vaga para a Olimpíada de Londres-2012.
Oleg Ostapenko
O ucraniano foi o mentor da Seleção Brasileira em seu período mais fértil. Com ele, surgiram atletas como Daiane dos Santos e Diego Hypolito, campeões mundiais do solo.
Young Wan Sohn
O coreano foi técnico da Seleção masculina de vôlei no fim dos anos 80, após um pedido dos principais jogadores. Como técnico do Fiat/Minas, foi tricampeão nacional. Morreu em 2011.
Outros casos
Recentemente, a Seleção de beisebol conseguiu a classificação para o Mundial pela primeira vez, o técnico era o americano Barry Larkin.
- Matéria
- Mais Notícias















