menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Sport usa boi para virar febre entre a torcida

Dia 27/10/2015
20:57

  • Matéria
  • Mais Notícias

O clássico Sport x Santa Cruz de hoje não chama atenção apenas pela tradição do clássico. Além do espetáculo nas arquibancadas, um novo personagem foi incorporado no Pernambucano deste ano. Nos dois lados, não faltam homenagens ao boi. Cabeças do animal estarão espalhadas pela Ilha do Retiro, alguns até sonorizados com mugido.

O motivo: a dívida que o Rubro-negro quitou recentemente com Pai Carlos, curandeiro famoso na cidade por seus trabalhos – o débito era de junho de 2008 e se referia ao título da Copa do Brasil.

Ele comprou um boi com os R$ 5 mil recebidos e o assunto virou febre em Recife. Os rivais têm se divertido com a situação, enquanto o Sport, que também entrou na brincadeira, adotou o boi como mascote – claro, sem abandonar o leão.

– Não é uma situação que deva ser evitada. Faz parte do futebol, desde que seja de bom gosto. Eles vão acabar substituindo o leão pelo boi – brinca o presidente do Santa Cruz, Antônio Luis.

– A torcida entrou na brincadeira e foi bom. O boi foi doado para um asilo de velhinhas. Estava tirando meu sossego, o telefone não parava de tocar. Mas não tem chance alguma de substituir o leão. É uma fase, logo passa – diz Gustavo Dubeux, presidente do Sport.

Na última quarta-feira, mesmo em jogo contra o São Paulo, torcedores levaram cabeças de boi ao Arruda. Uma delas, inclusive, tinha caixa de som que, em alguns momentos, emitia um mugido, que poderia ser ouvido dentro do campo.

No clássico das Multidões, o Sport defende os 100% de aproveitamento (duas vitórias) que atingiu depois que a dívida foi paga. Na última rodada, entrou no G4. Do outro lado, o Santa quer manter o embalo depois da vitória sobre o São Paulo, pela Copa do Brasil. Se vencer, garante vaga na semifinal.

A brincadeira continuará pelo menos até o fim do Estadual, quando Sport e Santa saberão quem será “abençoado” pelo santo boi.



A dívida do Leão


Copa do Brasil de 2008

Pai Carlos faz um serviço para o Sport e avisa que o clube será campeão da Copa do Brasil. Previsão é confirmada com vitória sobre o Corinthians, 2 a 0.

Dívida e derrocada

Gustavo Dubeux, empossado no fim do ano passado, começa a receber telefonemas de torcedores e conselhei-ros. Pediam para ele quitar a dívida com o curandeiro porque o Sport vivia má fase no Pernambucano e corria risco de não avançar à semifinal. Lembraram que, em 2009, o Rubro-Negro já havia caído para Série B do Brasileirão.


Pagamento feito

No último dia 22, o Sport leva R$ 5 mil até o terreiro do curandeiro. Era para ser um búfalo, mas Pai Carlos convence os espíritos a aceitar um boi em troca.


Febre

Depois do pagamento, o Sport vence Cabense e Central e entra no G4. Tanto rivais como Rubro-negros adotam o boi como mascote nos estádios, com cabeças e outros apetrechos que lembram o animal.


Previsões

Pai Carlos está entre Náutico e Sport para o título deste ano. Ele espera que alguém o procure para iniciar os trabalhos. Pentacampeão pernambu-cano, o Sport pode igualar o Náutico, único hexacampeão da história (de 1963 a 68), se levantar a taça de novo.

  • Matéria
  • Mais Notícias