menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Sorteio da Champions pode levar zebras longe e deixar gigantes fora cedo

Porto x Paris Saint-Germain - Gol do James Rodriguez (Foto: Miguel Riopa/AFP)
imagem cameraPorto x Paris Saint-Germain - Gol do James Rodriguez (Foto: Miguel Riopa/AFP)
Dia 28/10/2015
05:19

  • Matéria
  • Mais Notícias

Foram sorteados os jogos das oitavas de final da Liga dos Campeões nesta quinta-feira e algumas partidas já chamam a atenção. Praticamente nenhum confronto tem um favorito muito destacado. Pelo menos três gigantes vão ficar no meio do caminho, já que o Milan encara o Barcelona, o Real Madrid pega o Manchester United e o Arsenal vai se encontrar com o Bayern de Munique.

Alguns times menos badalados podem conseguir ir mais longe na competição. Os confrontos entre Porto e Málaga, e Galatasaray e Schalke 04 não são os mais esperados, como os clássicos citados, mas pode até haver um cruzamento entre esses dois jogos, e então um desses quatro times já estará na semifinal.

Editor do L! analisa confrontos das oitavas de final da Champions
 

GALATASARAY X SCHALKE 04 (20/02 e 12/03)
É um confronto que não dá para apontar algum favorito claro, mas o Galatasaray vive um momento mais favorável. O Schalke 04 passou da fase de grupos com tranquilidade, chegou a vencer o Arsenal em Londres e chegou em primeiro. Mas no Campeonato Alemão está apenas na sétima colocação, e acabou de demitir o técnico holandês Huub Stevens, após ficar seis jogos sem vencer. Roberto Di Matteo é o alvo.

Enquanto o Galatasaray está tranquilo. Lidera o Campeonato Turco com cinco pontos de vantagem sobre o Besiktas, mas precisou suar para garantir sua vaga na Liga dos Campeões. Ficou com a mesma pontuação do Cluj, mas ficou melhor nos critérios de desempate. Na fase de grupos, chegou e vencer o Manchester United, que já tinha se garantido na primeira colocação. Pelo momento atual, os turcos são favoritos, mas até fevereiro, tudo pode mudar.

CELTIC X JUVENTUS (12/02 e 06/03)
Se algum confronto tem um favorito destacado é este. Apesar de o Celtic liderar o Campeonato Escocês com tranquilidade, a Juventus tem mais qualidade técnica e vive boa fase no Campeonato Italiano.

Além de tudo, a Velha Senhora conta com jogadores importantes e que podem fazer a diferença, principalmente Pirlo. O time conta ainda com outros, como Buffon, Quagliarella, Marchisio e Vidal, que vivem boas fase. Enquanto o Celtic deve apostar na mesma estratégia que conseguiu vencer o Barcelona: retranca, retranca, e retranca. Samaras na frente, e Wanyama são os destaques do time.

ARSENAL X BAYERN DE MUNIQUE (19/02 e 13/03)
Esta partida traz um leve favoritismo para o Bayern de Munique, como já falou Karl-Heinz Rummenigge, dirigente do time bávaro. Os alemães são os atuais vice-campeões, quando perderam a final para o Chelsea dentro de casa e têm grande tradição no torneio. Além disso, mantiveram o time praticamente todo da última temporada, e ainda se reforçaram com jogadores Mandzukic e Javi Martínez, que entraram bem. O time é líder absoluto da Bundesliga e passou do Grupo F, o mesmo do Valencia, na liderança.

Já o Arsenal vive uma temporada cheia de nuances. Fez grandes partidas, está em quinto na Premier League, foi eliminado da Copa da Liga Inglesa por um time da Quarta Divisão. A parte ofensiva da equipe comandada por Arsène Wenger, que vive momento turbulento, empolga. Santi Cazorla fez três na goleada sobre o Reading, e conta com os apoios de Podolski, Walcott, Giroud e Oxlade-Chamberlain. Se estes estiverem naqueles dias, podem complicar.

SHAKHTAR DONETSK X BORUSSIA DORTMUND (13/02 e 05/03)
Pode não ter a badalação de uma partida como Real Madrid x Manchester United. Mas trata-se de um dos confrontos mais interessantes dessas oitavas de final. Os dois times tornaram-se sensações da primeira fase, têm esquemas interessantes, jogadores promissores que foram alguns dos principais destaques da fase de grupos, como Reus, Götze, Großkreutz, Lewandowski e outros pelo lado alemão, e a legião brasileira do Shakhtar, que conta com Willian, Luiz Adriano, Alex Teixeira e outros.

O Borussia Dortmund é o atual bicampeão alemão e destacou-se na Liga dos Campeões por vencer bem o confronto direto com o Real Madrid e liderar com relativa tranquilidade o "grupo da morte", eliminando o Manchester City, inclusive. Se os alemães deixaram de fora o campeão inglês, o Shakhtar tirou o vencedor do próprio torneio europeu, o Chelsea, que teve que se contentar com a Liga Europa. Além dos bons jogos que fez, o time se destacou por um momento negativa, a falta de fair play de Luiz Adriano, que fez um gol quando, na teoria, deveria devolver a bola ao goleiro do Nordsjælland. Pelas campanhas, os times se equiparam e não há favorito, mas o Borussia é mais forte.

MILAN X BARCELONA (20/02 e 12/03)
O Barcelona é favorito no confronto, por tudo que tem feito, e pelo que o Milan não tem feito. Mas nada é garantido, a camisa rossonera é pesada, a tradição pode entrar em campo, e o time talvez consiga se vingar da eliminação na temporada passada. Mas vai ter que se superar. O time italiano passou para as oitavas com dificuldade, não tem estrelas em seu plantel, e ocupa a modesta sétima posição do Campeonato Italiano.

Já o Barcelona está tranquilo. Classificou-se com antecipação às oitavas, lidera o Campeonato Espanhol com facilidade, já tem nove pontos de vantagem sobre o segundo lugar, e conta com Messi, o artilheiro dos 90 gols em um ano. O time soube na quarta-feira do tumor de Tito Vilanova, e ele foi operado no dia seguinte. O sucesso da cirurgia e o retorno dele, que deve ser próximo ao jogo, vão ser outros fatores que devem estimular os catalães.

REAL MADRID X MANCHESTER UNITED (13/02 e 05/03)
Assim como no confronto acima, o Manchester leva vantagem pelo que vem mostrando em campo. Mas do outro lado está "apenas" o maior campeão do torneio e Cristiano Ronaldo. Motivos suficientes para deixar este duelo mais do que equilibrado. Os merengues vivem crise no Campeonato Espanhol, já perderam muitos pontos e estão na terceira colocação, com 13 pontos de desvantagem em relação ao Barça. Pode ser a última chance de José Mourinho salvar o seu trabalho no time e até se manter para a próxima temporada.

Enquanto do outro lado está o líder do Campeonato Inglês, que já abriu seis pontos sobre o Manchester City, e um time que garantiu sua passagem às oitavas com muita facilidade. O ataque formado por Rooney e Van Persie, que chegou nesta temporada, está funcionando muito bem, e outros coadjuvantes têm feito a diferença, como Chicharito, Cleverley, Young, Carrick, e até Anderson, que tem entrado bem. O jogo marca ainda o retorno de Ronaldo ao Old Trafford.

VALENCIA X PARIS SAINT-GERMAIN (12/03 e 06/03)
Por causa dos últimos acontecimentos, o PSG leva ligeira vantagem. Poderia até ser mais equilibrado, mas o Valencia está bastante irregular. Conseguiu passar bem para as oitavas de final, mas o Campeonato Espanhol do time de Jonas e Diego Alves não é bom. O atual terceiro colocado, conhecido como "campeão dos outros" no país, abaixo da dupla formada por Barça e Real, está só em 11º lugar, e acabou de demitir Mauricio Pellegrino. O técnico foi substituído por Ernesto Valverde.

Enquanto PSG conseguiu a liderança do Grupo A após vencer o Porto na última rodada, é um dos times mais badalados da competição, e conta com Ibrahimovic em fase endiabrada. Apesar de os franceses ainda não terem encontrado a sua melhor formação, os valores individuais o líder do Campeonato Francês podem fazer a diferença no confronto.

PORTO X MÁLAGA (19/02 e 13/03)
Se tradição entra em campo no futebol, nesta partida o Porto leva uma baita vantagem. Afinal o Málaga estreou na Liga dos Campeões já indo para as oitavas, tornou-se sensação do torneio, chegou a ter a melhor campanha da fase de grupo, e passou na liderança em um grupo que tinha Milan e Zenit. Mas enquanto os espanhóis debutam no torneio, o Dragão é frequentador assíduo e já levou duas vezes.

Dentro de campo, o Porto também leva alguma vantagem tanto no conjunto, quanto nos valores individuais. Mas não chega a ser uma lavada. O Málaga tem jogadores muito bons, como Isco, Eliseu, Saviola, Joaquin, Toulalan, e talvez já conte com Júlio Baptista, que sofre com uma grave lesão. Mas o time do Dragão se conhece melhor e tem alguns dos atletas mais desejados pelos gigantes, como James Rodríguez, Jackson Martínez, João Moutinho, tem reservas interessantes, como Atsu e Defour, e o sistema defensivo é bom montado. Ligeiro favoritismo aos portugueses.


  • Matéria
  • Mais Notícias