menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Santos revê Peñarol e busca 'Muricynazo' no Uruguai

Ricardo Berna treina como reserva no Fluminense (Foto: Bruno de Lima)
imagem cameraRicardo Berna treina como reserva no Fluminense (Foto: Bruno de Lima)
Dia 28/10/2015
05:59

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Peñarol (URU), definitivamente, não é só mais um simples adversário. Não bastasse estar pela segunda vez no caminho do Santos em uma final de Copa Santander Libertadores, o clube também cisma cruzar destinos com Muricy Ramalho. Pior para os uruguaios! Se o Peixe levou a melhor na decisão de 1962, o técnico conquistou o primeiro título da carreira justamente diante deles, está invicto contra times uruguaios na Libertadores e desperta a chance de uma surpresa, um "Muricynazo" no Estádio Centenário, em alusão à derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 1950.

E MAIS:

Técnico avisa: 'Se a coisa não estiver boa, Neymar pode fazer a diferença'
Muricy confirma o time com Pará e Alex Sandro

Há pouco mais de 17 anos, o técnico conquistou o título da Copa Conmebol, em 1994, diante do Peñarol comandando um São Paulo repleto de garotos, assim como o atual Santos, chamado posteriormente de Expressinho. Logo no primeiro jogo, o técnico atropelou: venceu por 6 a 1, no Morumbi, e se deu ao luxo de perder por 3 a 0 na volta. Os Meninos da Vila seguem o mesmo caminho. Com Muricy, no entanto, podem chegar à consagração pela conquista da Libertadores.

Pepe relembra  título do Santos na Libertadores de 62

– (A final) Só tem mexido comigo pelo lado bom, é difícil chegar a uma. Só de estar lá já é ótimo. Lógico que pensamos em vitória, mas chegar onde chegamos não é fácil. Estou contente pelo meu trabalho e não sinto nenhum tipo de pressão pela conquista – afirmou o comandante.

A derrota há cinco anos na final contra o Internacional, em 2006, serviu como aprendizado. O treinador acumulou no currículo após o revés um Paulistão e quatro brasileiros, todos na era dos pontos corridos, e pode definitivamente fazer História caso conquista a competição.

– Sou preparado para todo o tipo de coisa, principalmente para Libertadores. Quero ganhar, mas não é uma loucura que tenho – disse logo em sua apresentação no clube, há pouco mais de dois meses.

Dessa vez, o técnico tentará surpreender fora de casa, contra cerca de 57 mil torcedores e com a pressão da partida mais importante para o clube desde 2003, quando o Peixe também chegou a decisão, mas perdeu para o Boca Juniors (ARG).

Invicto contra uruguaios na Liberta e pelo Peixe na competição, o objetivo fica muito possível pelo retrospecto e a lembrança pelo título da Conmebol. De lá para cá, Muricy Ramalho passou de pupilo de Telê Santana a uma realidade.

O que é: Maracanazo

Brasil 1 x 2 Uruguai
Termo foi criado a partir da heróica vitória, de virada, dos uruguaios em pleno Maracanã na final da Copa do Mundo de 1950, em 16 de julho. Na ocasião, Brasil poderia até empatar para conquistar o primeiro título mundial, mas esbarrou em Ghiggia, que marcou o gol já no fim do jogo. Pelo gol, o goleiro Barbosa saiu como o principal culpado. A época, o Maracanã recebeu 174 mil pessoas e havia sido recém-inaugurado.

Muricy uruguaios na Liberta

São Caetano x Peñarol
Em 2004, enfrentou os uruguaios na primeira fase da Libertadores. Em Montevidéu e em São Caetano do Sul, empate por 1 a 1. Time de Muricy se classificou e caiu contra o Boca Juniors (ARG) nas oitavas.

São Paulo x Nacional
Pelas oitavas de final da Libertadores de 2008. Empatou o primeiro jogo em Montevidéu por 0 a 0 e depois venceu no Morumbi por 2 a 0.

São Paulo x Defensor
Em 2009, enfrentou o Defensor pela fase de grupos e venceu os dois jogos. O primeiro, em Montevidéu, por 1 a 0, e o segundo, no Morumbi, por 2 a 1. Uruguaios também se classificaram.

Fluminense x Nacional
Na atual edição, mas ainda pelo Flu, empatou por 0 a 0, no Engenhão, ainda pela fase de grupos.

As finais da Conmebol de 1994
São Paulo 6 x 1 Peñarol
De virada, time fez a vantagem já logo na primeira partida. Após começar perdendo, empatou no fim do 1 tempo, com Caio, hoje comentarista, e marcou mais cinco no 2 tempo: Caio, Catê (3) e Toninho.

Peñarol 3 x 0 São Paulo
Com significativa vantagem, bastou admistrar. Time segurou no 1 tempo, mas sofreu três gols depois. Foi o primeiro título de Muricy Ramalho, em pleno Estádio Centenário.

Com a palavra: Caio Ribeiro - Atacante do São Paulo em 1994 e comentarista da TV Globo

'Santos tem condições de ganhar lá e aqui'

"Na ocasião éramos mais jovens, buscávamos afirmação. Foi a minha primeira conquista e a do Muricy antes de virar um papa títulos. Era um time que trazia a amizade para campo, assim como esse Santos. Agora, mais do que o coletivo, tem personagens individuais que merecem a conquista: o Muricy, para acabarmos com os clichês de mata-mata; o Elano, porque o vi crescer no Santos, tem uma carreira sólida e foi vice em 2003; além da consolidação dos dois craques, Neymar e Ganso. O Santos tem condições de ganhar no Uruguai e aqui, é superior, mais time, mas precisa tomar cuidados. Eles não chegaram por um acaso".

Só falta esse, Muricy! (Títulos)

Campeonato Brasileiro
São Paulo (2006, 2007 e 2008)
Fluminense (2010)

Pernambucano
Náutico (2001 e 2002)

Gaúcho
Internacional (2003 e 2005)

Paulista
São Caetano (2004)
Santos (2011)

Copa Conmebol
São Paulo (1994)

Copa da China
Shanghai Sehnhua (1998)

Libertadores
Finais serão no dia 15 e 22.

  • Matéria
  • Mais Notícias