Santos fará preparação especial, mas já prevê lesões em maratona
- Matéria
- Mais Notícias
A maratona de quatro jogos em apenas nove dias que o Santos terá pela frente deixou o fisiologista e o preparador físico do clube, Luis Fernando Barros e Ricardo Rosa, preocupados. Para evitar que algum jogador se lesione neste período, eles planejaram uma programação especial, mas, mesmo com a prevenção, os profissionais da comissão técnica já admitem que algum atleta pode sofrer uma lesão por conta da quantidade de partidas no curto período.
– Essa maratona me preocupa muito. Jogador que atua duas vezes por semana tem um risco cinco vezes maior de sofrer lesão do que um outro jogador que joga apenas uma vez por semana. Nestes próximos dias, jogaremos muitos jogos e isso está me preocupando muito. A gente tem como tentar prevenir a lesão, mas pode não ser suficiente – alertou Luis Barros, que já prevê problemas para Claudinei escalar o time.
– Acho muito difícil o jogador conseguir atuar em todos os jogos dessa sequência. Ele estará exposto a um risco muito grande de lesão – disse.
O discurso do fisiologista foi repetido por Ricardo Rosa. O preparador também contou as estratégias para evitar alguma lesão, mas não mostrou muito otimismo. Ele declarou que será difícil todos os jogadores saírem ilesos após a maratona.
– Vamos tentar melhorar ao máximo a parte física dos atletas, com suplementação, alimentação equilibrada, trabalho regenerativo e alguns protocolos de exercícios físicos que ajudam a combater qualquer tipo de lesão. Tentamos minimizar esse tipo de ocorrência (jogador se lesionar), mas pode acontecer, vai ser bem complicado – afirmou Rosa.
O calendário apertou para o Santos por conta do amistoso diante do Barcelona, em 2 de agosto. O duelo com o Internacional, que será disputado na próxima terça-feira, estava marcado anteriormente para 31 de julho, e o Peixe pediu alteração da data para poder viajar à Espanha. Além do Colorado, o Peixe encara o Goiás neste sábado e o Flamengo na próxima quinta-feira.
Bate-Bola com Luis Fernando Barros, fisiologista do Santos, em entrevista ao LANCE!Net
Como trabalha para prevenir as lesões dos jogadores?
Temos um histórico de cada jogador, com índice de desgaste, e procuramos mensurar se está acima ou não. Com o aval do técnico Claudinei, planejamos quem pode suportar essa maratona. Não é o ideal, o jogador não está apto para suportar uma carga de esforço em menos de 72 horas.
Tem algum jogador que preocupa mais neste momento?
Ainda não, vamos ver agora nesse período mais curto. Em um período normal de jogo, há um tempo para recuperar esses jogadores que apresentarem maior desgaste, mas agora não. Se tivesse folga, dava para liberar o jogador, fazer trabalhos mais leves. Mas agora são poucos dias e muitos jogos. Não consigo entender essa sequência. É prejudicial ao clube, ao jogador e ao próprio campeonato.
Acha que terá de vetar algum jogador nessa sequência?
A gente faz os exames, vê qual o desgaste e passa para a comissão técnica. A decisão é conjunta, também falamos com o jogador. É preciso total cautela para que possamos fazer um bom trabalho e evitar problemas para o futuro.
Bate-Bola com Ricardo Rosa, preparador físico do Santos, ao LANCE!Net
Como vê esse planejamento especial para a maratona?
Vai ser uma programação de uma semana, ficaremos juntos o tempo todo, atividade todos os dias durante a semana, não vai ter tempo para passeio, ficar com a família. É só trabalho, trabalho, trabalho... Será complicado demais e por isso estamos nos planejando de uma forma adequada.
Acha que os jogadores suportarão essa maratona?
Faremos um trabalho complicado, em pouco tempo, procurando manter total cuidado sobre o físico deles. Durante toda essa semana de trabalho, vamos manter total cuidado. É uma semana muito difícil, mas faremos um trabalho correto, em prol do bem físico do jogador.
O que será feito para evitar que os jogadores se lesionem?
O que a gente está preparando é um acompanhamento com esses jogadores nas primeiras partidas, perceber quem está mais cansado, abaixo do normal. O Luis (fisiologista) fará alguns exames e acompanhar isso para fazer os treinos. Se observarmos que precisa ser poupados, tiraremos. Vamos fazer os usos de todas as ferramentas que possamos para evitar lesões.
- Matéria
- Mais Notícias