No Santos, Adriano é o Carrapato da Vila Belmiro

- Matéria
- Mais Notícias
Muitas vezes ele passa despercebido para a torcida. Geralmente, sua função é colar no jogador mais perigoso do time adversário e não deixar com que ele sequer pense. A tarefa não lhe rende muita fama, tampouco gritos eufóricos de tietes, mas o volante Adriano se notabiliza por ser o Carrapato da Vila.
Na última partida do Peixe, no empate sem gols contra o Grêmio, ele foi o grande destaque do Santos. Se o jogo e o futebol do Alvinegro não empolgaram, a disposição e a precisão nos desarmes do volante chamaram atenção.
A eficiência de Adriano foi tamanha que o alvo da vez, Jonas, artilheiro do Brasileirão com 21 gols, ficou apenas 13 segundos com a bola nos pés, sendo o gremista com menos posse de bola.
Sem ela, perdeu a cabeça com a marcação do santista e desferiu duas cotoveladas, que lhe renderam o cartão vermelho logo aos 18 minutos do primeiro tempo.
– Tenho isso de bom, mas sem preocupação. Quem sabe vão aparecer novos jogadores para eu marcar – projetou o jogador.
Depois de "eliminar" o principal gremista da partida, ele colou no meia Douglas. Ao final do jogo, contabilizou sete desarmes certos, ou seja, quando o atleta rouba a bola e segue com ela dominada.
Desta forma, foi o líder no quesito pelo time do Santos e recebeu nota 7,0 do LANCE! pela boa atuação, sendo considerado o melhor jogador do Peixe em campo.
Esta, aliás, não foi a primeira vez que Adriano se destacou pela marcação individual e pelos desarmes. Contra o Atlético-MG, no empate por 2 a 2, ele colou em Diego Tardelli, mas o atacante fez um gol.
Por outro lado, desarmou sete vezes, sendo cinco certas e duas erradas, e também foi o líder no quesito pelo Santos.
Todo o potencial do Carrapato da Vila para marcação poderia ter sido desperdiçado, não fosse o ex-treinador do Peixe, Emerson Leão (veja mais abaixo).
Depois de ser emprestado em 2009 para o São Caetano, clube pelo qual atuou durante um ano, Adriano voltou e já mostrou que pode ser titular. Se Adilson Batista precisar de um carrapato, já tem no elenco.
Bate-Bola - Adriano
O que tem de fazer para continuar no time titular?
Esses últimos três jogos vão ser muito importantes. Já tive duas oportunidades e fui muito bem.
Como foi a sua saída para o São Caetano?
Fui na época do (Vágner) Mancini. Foi muito boa a minha passagem. Só tenho a agradecer pela oportunidade.
Dá para ficar em 2011?
É o que eu quero. Jogo para ficar em 2011.
Leão 'inventou' a nova posição
Meia de origem nas categorias de base, Adriano teve que se readaptar. Quando subiu ao profissional do Santos, já com Vanderlei Luxemburgo, em 2007, se apresentou como um jogador que saia para o jogo, segundo volante.
No ano seguinte, com Leão, foi "reinventado" como primeiro volante. A estreia na nova função foi diante do próprio Luxemburgo, na partida contra o Palmeiras. Adriano, então, foi o responsável por marcar Valdívia.
– Foi a primeira vez, o Leão inventou essa posição até pela minha velocidade – relatou o jogador.
Desde que retornou, Adriano jogou três vezes pelo Santos neste ano, todas como primeiro volante.
Confira os números de Adriano contra Atlético-MG e Grêmio, partidas que ele fez como titular
Jogos: 2
Desarmes certos: 12
Passes certos: 60
Cartões: 2
Faltas recebidas: 6
Faltas cometidas: 5
Lançamentos: 2
Volantes pretendidos pelo Santos
Willians - Flamengo
Parado - O próprio presidente Luis Álvaro Ribeiro já admitiu ao LANCE! o interesse pelo jogador do Rubro-Negro carioca. Seu empresário, Sérgio Dias, vê a negociação com bons olhos, mas o Fla não quer liberá-lo. Desfecho só depois do término do Brasileirão.
Elano - Galatasaray (TUR)
Conversa - Influente dirigente santista mantém contatos com o ex-jogador do Peixe. Atleta tem a intenção de deixar o clube turco no fim do ano e o presidente, Adnan Polat, já sabe disso. Se não receber propostas de times europeus, pode retornar.
- Matéria
- Mais Notícias















