menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Rival do Timão na Libertadores vê popularidade crescer na Venezuela

Craque do Futuro (Foto: Patrick Szymshek)
imagem cameraCraque do Futuro (Foto: Patrick Szymshek)
Dia 27/10/2015
22:50

  • Matéria
  • Mais Notícias

Rival do Corinthians na Copa Santander Libertadores, na próxima quarta-feira (15), o Deportivo Táchira (VEN) é o clube de maior popularidade na Venezuela, com quatro a cinco milhões de torcedores espalhados pelo país. Curiosamente, a cidade-sede, San Cristóbal, tem população de pouco mais 288 mil habitantes.

Em grande parte do país, o beisebol é o esporte mais tradicional e que atrai mais mídia. Já em estados como Táchira, Mérida e Guayana é o futebol que domina o gosto dos locais. San Cristóbal, município do estado de Táchira, encontra-se mais perto de Cúcuta, na Colômbia, do que da capital Caracas - a distância entre as duas é superior a 840 quilômetros. Por esse motivo, a região "herdou" um pouco do fanatismo colombiano pelo futebol.

Com apenas 38 anos de existência - foi fundado em 11 de janeiro de 1974 - o Táchira já conquistou sete vezes o Campeonato Venezuelano. A popularidade começou a aumentar a partir da temporada 2007/2008, quando encerrou-se uma fila de sete anos sem conquistar a competição local. Outro fator que ajudou a alavancar o futebol foi a disputa da Copa América na Venezuela justamente em 2007, conquistada pelo Brasil em cima da Argentina.

Desde então, o Táchira sempre esteve entre as principais equipes do país. Foi vice-campeão nas temporadas 2008/2009 (campeão do Clausura em 2008) e 2009/2010 (campeão do Apertura em 2009), voltando a sagrar-se campeão nacional na última edição (2010/2011).

Fora de campo, o clube recebe investimento de diversos patrocinadores, entre eles a estatal PDVSA, uma das maiores empresas de petróleo do mundo, com a brasileira Petrobrás e a mexicana Pemex. A exportação de petróleo representa cerca de um terço do PIB do país. Em parceria com o Táchira, a PDVSA investe na construção de escolas e centros esportivos em diversos municípios do estado.

Em 2012, será a quarta participação consecutiva do Aurinegro na Libertadores. No ano passado, os venezuelanos ficaram na última colocação no grupo do campeão Santos, que ainda tinha Colo-Colo (CHI) e Cerro Porteño (PAR).

  • Matéria
  • Mais Notícias