menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Revelações, Neymar e Lucas vivem noite de destempero

Dia 27/10/2015
22:54

  • Matéria
  • Mais Notícias

Acostumados a se destacar pelos gols, dribles e jogadas de efeito, duas das maiores revelações do futebol brasileiro, Lucas e Neymar, chamaram a atenção na noite desta quarta-feira por um motivo nada agradável: ambos foram expulsos, fato raro em suas carreiras.

Mais surpreendente até do que os cartões vermelhos foi o descontrole emocional demonstrado pelos jovens. Lucas, que desde o confronto com o Santa Cruz, no Recife, parecia irritado, se enrolou com o marcador e depois de um troca de empurrões, foi expulso. Já Neymar, apesar de ter sido excluído da partida pela comemoração de seu gol, já havia recebido cartão amarelo no primeiro tempo e estava nervoso desde o começo da partida.

Esta foi a primeira vez que o meia são-paulino foi expulso em sua carreira profissional. O fato deixou Lucas revoltado e foi preciso que seus companheiros o contessem e o tirassem de campo. Com os olhos cheio de lágrimas, ele tentou justificar a sua ira com o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca.

- Só queria entender os motivos de ele ter me dado o vermelho. Queria uma explicação, porque fiquei sem entender. O cara me deu uma cotovelada e eu tive de sair de campo. Sou tranquilo, não queria confusão - contou.

Neymar, entretanto, já conhecia o amargo sabor de um cartão vermelho. Em 2010, durante um clássico contra o Palmeiras, a Joia deu uma entrada violenta em Pierre e foi expulso pela primeira vez em sua carreira. Na saída do gramado, o atacante ainda saiu de campo gesticulando bastante, visivelmente irritado.

Mais até do que o prejuízo nas partidas dessa quarta-feira, Santos e São Paulo sentirão as ausências de Neymar e Lucas na próxima fase das competições que disputam. O Peixe não irá contar com a Joia na "final" que terá semana que vem, contra o Cerro Porteño, fora de casa, pela Copa Santander Libertadores; e o Tricolor terá o desfalque de sua jovem estrela no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Goiás.

OPINIÃO
Vitor Birner - Colunista do LANCE!

"Primeiro é preciso dizer que a expulsão do Neymar foi justa e por desconhecimento da regra. Já o Lucas não merecia. Eles não estão conseguindo lidar com situações nervosas.

O Lucas, por exemplo, não conseguiu escapar do Everton Sena em dois jogos, ficou nervoso e essas coisas que ele está  passando faz parte do processo de aprendizado. São as primeiras decisões no profissional.

O Neymar deveria estar mais equilibrado, saber da importância dele no time. Ele tem uma técnica muito acima da media, mas tem que ter essa consciência. Ele não está sendo afetado por disputar a primeira Libertadores, mas pela responsabilidade de ganhar os jogos restantes na primeira fase e ser campeão. Todo mundo sabe que ia ter catimba e ele já entrou nervoso.

Isso mostra que ele não está pronto, tem o que aprender, principalmente emocionalmente. Era só o Colo Colo, na Vila, imagina se fosse Boca Juniors, na Bombonera?

Ambos estão em evolução. Fama, nome, precisam realizar coisas, comportamento diferente.

É preciso que eles tenham orietação fora de campo. Eles parecem ter cabeças boas, se preocupam com a carreira, são jogadores preocupados com a melhora. Tem que ter uma orientacão externa, com psicólogo, um trabalho longo prazo. Também é fundamental que a equipe tenha dentro de campo quem acalme os outros, sejam o alicerce desses meninos."

OPINIÃO:
Benjamin Back - Colunista do L! e blogueiro do LNET!

"Além do problema da idade, afinal quando somos mais novos fazemos as coisas na impulsividade, eles estão apanhando muito dentro de campo. Estão sendo caçados pelos adversários.

A expulsão do Neymar foi ridícula. Não importa se é regra ou não. O moleque faz o gol, poe uma máscara para comemorar e recebe o vermelho. Tremenda babaquice.

E o Lucas levou porrada o jogo todo, apanhou de mais, desde o jogo no Recife. Então, devido a pouca idade, explode mais rápido.

Acho que os clubes precisam conversar, é coisa da idade, mas nada que preocupe ou precise de um tratamento psicológico."

OPINIÃO
Humberto Peron - Colunista do LANCE!

Nos dois casos foi falta de maturidade e experiência. A gente cobra como se eles fossem completos, mas são imaturos...É problema de idade mesmo.A gente trata os caras como deuses do futebol, mas quando fazem uma besteira, o que é comum para um jovem da idade deles, tratamos como se fossem loucos.Eles precisam de orientação.

Neymar é isso. Sem técnico, se acha perdido e dono do clube. Com Muricy chegando vai entrar na linha. E difícil cobrar equilíbrio de alguém de 17 anos e que explodiu em dois anos.

Já o caso do Lucas foram dois jogos em que o marcador não largou dele e, como o jogo já estava decidido, foi como um desabafo. Perdeu a linha e acabou sendo expulso.

Mas se até jogadores experientes fazem isso, por que não esses meninos?

  • Matéria
  • Mais Notícias