Relembre os sete anos do Bahia longe da Série A

- Matéria
- Mais Notícias
Foram sete anos de muito sofrimento. Antes de acabar com a angústia e voltar a figurar entre os principais clubes do país, o Bahia comeu o pão que o diabo amassou. O Tricolor chegou à Terceirona, teve seu estádio (Fonte Nova) interditado quando conseguiu voltar à Série B e fez campanhas medianas e sem brilho.
VEJA: Bahia vence a Portuguesa e confirma acesso para a Série A
Confira abaixo a linha do tempo destes últimos sete anos vividos pelo Bahia:
2003 - Queda para a Série B
Após ir mal no Campeonato Baiano (não ficou entre os oito primeiros), o Bahia termina em último (24) na Série A com 46 pontos e cai. O jogo da última rodada ilustra a campanha: Cruzeiro 7 a 0, na Fonte Nova. Com cinco gols de Alex.
2004 - Decepção na reta final
Dono da melhor média de público do ano (somando Séries A e B), o Bahia termina o ano de modo decepcionante. Depois de ter a terceira melhor campanha da fase de classificação e ser líder de seu grupo na semifinal, o Tricolor fica em último no quadrangular final, vencendo um jogo.
2005 - Queda para a Terceirona
Depois de ser vice-campeão estadual perdendo o título para o Vitória pelo segundo ano seguido, o Bahia perde por 3 a 2 para o Paulista, na última rodada da primeira fase da Série B, em jogo direto contra a degola e cai. Ao seu lado, o arquirrival Vitória também é rebaixado.
2006 - Torcida prejudica o clube
Classificado para o octogonal final da Série C, o Bahia é punido com a perda de quatro mandos após sua torcida invadir o campo na derrota para o Ipatinga, na sexta rodada, em jogo que foi encerrado aos 20 do segundo tempo. O Tricolor termina a fase final na sexta colocação.
2007 - Tragédia na Fonte Nova
Nem o acesso nem o vice da Série C apagam da História do Bahia a tragédia na Fonte Nova. Com 60 mil pessoas no estádio no jogo que confirmou o retorno tricolor para a elite (empate em 0 a 0 com o Vila Nova), parte da arquibancada superior cede, matando sete pessoas.
2008 - Longe de casa
Com a Fonte Nova interditada após a tragédia do ano anterior, o Bahia é obrigado a disputar a Série B no Joia da Princesa, em Feira de Santana, a 109 quilômetros de Salvador. Distante de sua torcida (média de 3.826 torcedores por jogo, termina o campeonato em 10.
2009 - De volta a Salvador
Depois de não conseguir evitar o tri estadual do Vitória e de ter sido eliminado na segunda fase da Copa do Brasil, o Bahia ganha um aliado na luta pelo acesso: o Estádio de Pituaçu. Porém, mesmo voltando a jogar em Salvador, amarga apenas a 12ª colocação.
2010 - Retorno à Série A
Reforma no Centro de Treinamento e profissionalização do futebol rendem frutos ao clube. Com a maior média de público da Segundona (17.949 torcedores por jogo), o Bahia está de volta à elite do futebol brasileiro.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias