menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Raí, sobre jogo na Chechênia: 'Foi uma imbecilidade'

Dia 27/10/2015
22:22

  • Matéria
  • Mais Notícias

O meia Raí esteve recentemente na Chechênia ao lado de outros craques e grandes campeões como Romário, Bebeto, Cafu e Dunga. Eles faziam parte do "Brazil Stars", time convidado para enfrentar um combinado local em Grosny, na região separatista russa, do presidente Ramzan Kadyrov . Nesta quarta-feira, Raí publicou uma carta dizendo que havia sido uma imbecilidade aceitar o convite.

- Participei de um evento escancaradamente político, populista, em um contexto desconhecido, sem saber das possíveis consequências e intenções - publicou Raí em seu site oficial, afirmando que havia feito uma das coisas que mais condenava em sua vida.

Campeão do mundo em 1994, ele coordena as ações da Fundação Gol de Letra, organização idealizada por ele e por Leonardo, técnico da Inter, e que cuida de crianças carentes. Ele revelou que ouviu denúncias graves contra Kadyrov por partes de ONGs.

- Ouvi também que algumas ONGs, acusam o governo de violação dos direitos humanos. Pelo que vi por lá, não me surpreenderia. Mas é muito difícil avaliar em um lugar tão traumatizado e ainda em extremo estado de alerta - disse o jogador, ressaltando que o clima no país era militar.

- Havia fotos gigantes dos homens que estão no poder, pouquíssima gente na rua. Algo muito estranho pra mim. Só depois, fiquei sabendo pela intérprete russa que 98% da cidade havia sido destruída durante a guerra. Imaginem as lembranças daquelas batalhas ainda vivas por ali.

O jogador garantiu ainda que vai acompanhar o processo político da região.

- Placar à parte, desta imbecilidade (assim que me senti) cometida, ficam duas grandes lições: acompanharei de perto o processo político na Rússia/Chechênia; e estarei muito mais alerta a esses possíveis deslizes de avaliação (mesmo já sendo e tendo uma equipe muito criteriosa). Posso dizer que essa experiência serviu, ao menos, como um importante aprendizado - concluiu Raí.

continua após a publicidade
  • Matéria
  • Mais Notícias