menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Quissamã recorre nesta terça no STJD contra decisão a favor do Goytacaz

Dia 27/10/2015
22:24

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Quissamã ingressa nesta terça-feira com um pedido de efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar derrubar a decisão judicial na esfera estadual que beneficiou o Goytacaz e, por enquanto, vai tirando o campeão da Série B do Carioca-2012 da elite em 2013.

O responsável pelo trâmite burocrático da questão é o advogado Mauro Chidid. Ele vai precisar ir ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ) anexar o pedido, e a secretaria do tribunal vai remeter ao STJD a documentação. A expectativa do Quissamã é que a resposta ocorra ainda nesta semana.

– Meu prazo para recorrer começa nesta terça. E aí o STJD vai ter tempo hábil para se pronunciar sobre o meu pedido de efeito suspensivo, pois o tribunal entra em recesso na sexta-feira. Ou seja, ainda tem três dias para analisar – informou o advogado ao L!.

Inicialmente, Mauro Chidid adotou um discurso de preocupação com relação ao início do Carioca na data marcada pela Ferj – 19 de janeiro –, mas agora prevê que a disputa judicial seja resolvida de forma mais rápida.

– Como estamos querendo facilitar o trabalho, o STJD vai ter condições de marcar o julgamento logo após o recesso de fim de ano, que deve acabar na segunda semana de janeiro. Se ele achar que a causa é muito importante e demanda urgência, o presidente Flávio Zveiter pode muito bem convocar uma sessão extraordinária do Pleno – completou Chidid.

O prazo para recurso do Quissamã começa nesta terça porque só na segunda que os auditores do TJD-RJ entregaram redigidos os votos do julgamento da quinta-feira passada. Nele, foi dado ganho de causa ao Goytacaz por 7 a 2, entendendo que o Quissamã descumpriu o artigo 14 do regulamento. Como foi o Pleno da esfera estadual que ficou a cargo da questão, só o Pleno do STJD pode tratar do caso, o que impede recursos futuros de ambas as partes.

ENTENDA O CASO

O regulamento do Carioca diz que os clubes teriam até o dia 10 de novembro para protocolar a documentação na qual diriam em qual estádio mandariam seus jogos em 2013. Apesar de ter vistoriado o Carneirão, em Quissamã, ainda em agosto, a Ferj diz não ter recebido a documentação.

A Ferj confirmou ao Goytacaz, terceiro na Série B, que o campeão estava irregular. O clube de Campos entrou com ação e levou a melhor no TJD-RJ, com o placar de 7 a 2.

COM A PALAVRA
Flávio Garcia - Editor do LANCE!

Não dá para aceitar regra tão esdrúxula

Em 17 anos de profissão, não me lembro de ter visto uma alegação tão absurda para se punir um clube. Quer dizer que o fato de o Quissamã não ter manifestado à Ferj o local onde vai mandar seus jogos é suficiente para excluir um clube que conquistou em campo (sendo campeão da Série B) o direito de subir para a Primeira Divisão do Carioca? Se houver Justiça Desportiva séria no Brasil, o Quissamã recuperará a vaga no Estadual de 2013. Não dá para aceitar uma regra tão esdrúxula quanto esta, algo claramente influenciado pela política que se faz na Ferj. Só a "força" do Goytacaz explica a vergonha de o Carioca começar no tapetão antes mesmo de a bola rolar.

  • Matéria
  • Mais Notícias