Problema dental era a origem das lesões de meia da Ponte

- Matéria
- Mais Notícias
A Ponte Preta finalmente descobriu o motivo de tantas lesões do meia Caio. Incomum no futebol, a inflamação em de um dente era a origem dos problemas do jogador, segundo o departamento de odontologia do clube.
O dentista da Ponte, Francisco Carlos Kiko Marques, especialista em Odontologia do Esporte, explicou o procedimento nesta área na Ponte e que aconteceu no caso de Caio.
- De seis anos para cá, a Ponte Preta tem como procedimento sempre realizar exames bucais completos nos atletas que chegam e o Caio aparentemente não tinha nenhum problema nesta área. No entanto, após uma investigação longa e minuciosa, acabamos descobrindo uma inflamação oculta por uma antiga restauração dentária - disse.
Marques explicou a relação entre a saúde bucal e a física em um atleta.
- As bactérias circulantes no organismo devido a uma inflamação do canal do dente costumam "se esconder" no corpo. Elas se alojam em grupos de fibras musculares, geralmente onde tem mais colágeno, como por exemplo o músculo posterior da coxa, no caso de um jogador de linha - explicou.
O jogador chegou no ano passado à Ponte e participou da campanha de acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta temporada, no entanto, o jogador sofreu com seguidas lesões. O atleta havia passado por uma radiografia panorâmica e exames clínicos dentários assim que chegou, mas nada de anormal foi identificado.
- Não era possível o Caio não ter nada de errado, pois quando se lesionava, fazia tratamento, jogava e sentia de novo. Mas não encontrávamos nada - declarou.
Suspeitando este problema, o dentista decidiu antecipar um tratamento de canal que o atleta precisaria fazer no futuro.
- Era algo que ele precisaria fazer no futuro, mas por se tratar de um atleta e das suspeitas que tínhamos, resolvi antecipar. Durante o tratamento, suspeitei de um dente ao lado do que estava tratando e resolvi investigar: era um dente bom, mas por baixo da restauração antiga estava uma inflamação de canal - contou.
Após a realização do tratamento, o departamento médico da Ponte já constatou melhora no rendimento do atleta, que está conseguindo sequência de jogos como titular na equipe de Gilson Kleina.
- A vida dele dentro do campo agora mudou. O Caio até pode voltar a ter lesões, claro, até porque o futebol é um esporte de alto impacto, mas deste tipo de lesão ele está livre e agora poderá desenvolver seu trabalho com mais estabilidade - concluiu Marques.
O meia está confirmado na equipe titular que entrará em campo diante do São Paulo, na próxima quinta-fera, às 21h50, no Morumbi, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
A Macaca venceu a primeira por 1 a 0 e joga por apenas um empate para se classificar. O próximo adversário do vencedor já está definido: o Goiás, que eliminou o Atlético-MG na última semana.
- Matéria
- Mais Notícias















