menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Português do Málaga é candidato a 'artilheiro dos gols bonitos'

Anderlecht x Malaga - Gol do Eliseu (Foto: John Thys/AFP)
imagem cameraAnderlecht x Malaga - Gol do Eliseu (Foto: John Thys/AFP)
Dia 28/10/2015
05:47

  • Matéria
  • Mais Notícias

Quando se fala em portugueses no futebol, o primeiro nome na cabeça de todos, claro, é Cristiano Ronaldo. E depois vêm outros como Nani, Fábio Coentrão, Pepe, João Moutinho, e até Deco. Mas um ainda desconhecido no Brasil começa a se tornar ídolo no Málaga, um clube emergente da Espanha: Eliseu.

Mesmo já aos 29 anos, ele praticamente deixou a posição de lateral-esquerdo, foi para a ponta-direita, e está jogando no melhor estilo "Dodô", só marca com classe. Na partida contra o Anderlecht, pela Liga dos Campeões, foram dois golaços, e já se fala no apelido de "artilheiro dos gols bonitos".

- (risos) Isso é o que se diz! Mas não, tenho feito meus gols, alguns bonitos, a equipe vive um bom momento, consigo trabalhar, mas tenho que ser humilde, pois agora vem a parte mais dura - diz Eliseu, ao LANCENET!, com alguma timidez, mas muita simpatia.

(Veja os gols de Eliseu contra o Anderlecht abaixo, o primeiro em 1min25s, e o segundo dele em 1min57s)

Eliseu começou sua carreira no Belenenses, tradicional clube de Lisboa. Chegou ao Málaga em 2007, saiu para a Lazio, foi emprestado para o Zaragoza, e retornou ao clube espanhol, onde vive a melhor fase de sua carreira. Assim como o time. Os andaluzes conseguiram chegar à Liga dos Campeões, e fazem a melhor campanha: duas vitórias por 3 a 0. Para o português, uma surpresa:

- Poucos acreditavam que pudéssemos passar do Panathinaikos na eliminatória da Liga dos Campeões, e depois ganhamos do Zenit e do Anderlecht, foi o melhor início de todos os tempos do clube, ninguém esperava, nem diretoria, nem torcida, todos estão eufóricos.

E MAIS

LIGA EMERGENTE: DUPLA PROVA QUE FUTEBOL ESPANHOL É MAIS QUE REAL E BARÇA
MIRANDA COMEMORA BOA FASE NO ATLÉTICO DE MADRID E FALA EM SELEÇÃO

O jogador já foi convocado para a seleção portuguesa, mas nunca conseguiu uma sequência. Na última partida, o lateral-esquerdo titular Fábio Coentrão se machucou, e nem assim ele foi chamado. Paulo Bento explicou que Eliseu ainda teria se readaptar. Mas ele garante que não teria problema.

- Eu sou lateral, mas tenho jogado muito no Málaga como ponta, outras vezes fui como lateral, posso jogar nas duas posições. Não tenho uma preferência, quero jogar, esse é o principal, quero ajudar e estar dentro de campo.


O Málaga joga neste sábado pelo Campeonato Espanhol contra o Valladolid, e pode encostar no Atlético de Madrid e no Barcelona, líderes da Liga.

BATE-BOLA
Eliseu
Jogador do Málaga, ao LANCENET!

O Málaga tem a melhor campanha da Liga e está em terceiro no Espanhol. Tem também o Atlético bem, e o Valencia, que apesar de estar mal agora, vem em uma sequência boa nos últimos anos. Isso prova que o Campeonato Espanhol é mais que Real e Barça?
Eu penso que Real e Barça estão em um nível superior, mas é bom para o Campeonato Espanhol, tem Málaga, Atlético, Valencia, Mallorca, mas Real e Barça têm outro nível, outras finanças, tem mais possibilidades de lutar por todos os títulos.

De alguma forma surpreendeu o início irregular do Milan na Liga dos Campeões e no Campeonato Italiano, mas também do Zenit, isso facilita para que vocês se classifiquem com folga e até com antecedência na Champions?
O Milan e o Zenit são os dois fortes candidatos para passar, mas acho que o Málaga tem suas chances. O nosso técnico nos disse que uma vez que estamos na Liga dos Campeões, agora temos que competir, temos que aproveitar nossas qualidades, se jogarmos nosso futebol, temos nossas chances. Temos uma partida muito importante contra o Milan, se ganharmos, vamos ficar bem.

Garantindo essa vitória, a classificação fica encaminhada?
Esse jogo vai ser decisivo, até já pensando em quem fica em primeiro, e queremos aproveitar que esta partida será em casa, eu penso que vai ser um fator muito importante.

O Atlético de Madrid é o principal rival de vocês na luta pela Champions?
Acho que sim, eles, Sevilla, Valencia, Bilbao, estão todos na luta pela próxima vaga. Real Madrid e Barcelona estão em outro nível, são umas quatro equipes que podem lutar, acredito que são essas.


A seleção teve alguns tropeços, como você vê as chances de ir ao Mundial?
Portugal tem grandes chances, falta muito, mas não podemos perder mais pontos, depois começa a complicar e fica mais difícil, Portugal tem que estar forte, e vai começar a ficar mais difícil.

Por que você acha que Portugal oscila em Eliminatórias, mas costuma ir bem nas competições, o que acontece?
Não sei, são sempre jogos difíceis, com grandes equipes. Portugal joga bem com pressão, talvez venha confiança. Na Eurocopa, tinha muita pressão e foi bem. Nos momentos difíceis, foi bem.

Na última janela, falou-se muito de uma negociação com o Benfica. Existiram conversas?
O Benfica veio falar com o Málaga para saber das possibilidades para me vender, mas o Málaga disse que contava muito comigo, e o negócio não andou.

Mas você pensa em ir no futuro?
Nunca se sabe sobre o futuro, agora só quero pensar no Málaga, quero estar bem preparado, e estar pronto para a seleção, que é o objetivo.

O Málaga tem alguns jogadores importantes e experientes, como o Van Nistelrooy no ano passado, e ainda tem o Júlio Baptista, que está para voltar de lesão. Qual é a importância desses jogadores?
É sempre muito importante ter jogadores como esses. São muito rodados e com muita experiência, conhecem bem o Espanhol, as grandes equipes, os vestiários, sabem como funciona, nos momentos bons e ruins, o Júlio Baptista está há dois anos, e já levou o time nas costas, era capitão e um líder dentro de campo.

  • Matéria
  • Mais Notícias