Porto pode ficar com a mão na taça em Portugal

- Matéria
- Mais Notícias
As últimas rodadas trataram de deixar o Porto próximo do bicampeonato português, e tem a chance, nesta sábado, de colocar uma das mãos na taça. É a rodada de número 27 de um total de 30, e os Dragões têm quatro pontos de vantagem sobre o Benfica, e cinco em cima do Braga. Para o clube da cidade invicta, o adversário será o Beira-Mar, enquanto os Encarnados jogam contra o Marítimo. Os Arsenalistas duelam com o Paços de Ferreira. Estes são os únicos que atuam fora de casa.
Na teoria, o jogo do Porto no sábado às 17h15 (de Brasília) é até fácil. O clube de Aveiro, cidade conhecida como a Veneza Portuguesa, por conta de seus canais e flores que enfeitam a cidade no centro do país, apenas briga contra o rebaixamento. E até agora, contra os grandes, só fez um ponto.
Mas para o técnico Vítor Pereira, tudo isso fica apenas no papel, na tabela, e jamais vai entrar em campo. Tanto que ele espera resistência do Beira-Mar e garante que o Porto vai encarar todos os seus compromissos como verdadeiras decisões.
Os quatro jogos são finais, temos um grau de dificuldade alto. O Beira-Mar não vai fugir à regra. Vamos jogar contra uma equipe que quer se garantir na Primeira Divisão, vem para ganhar algum ponto. Eles são organizados e agressivos, e vão tentar contra-atacar com a velocidade dos atacantes - disse o português.
Para este jogo, Pereira vai poder contar com dois reforços importantes: os brasileiros Danilo e Fernando. Os dois voltam de lesão. O elenco todo vai estar disponível, menos o lateral-esquerdo Alvaro Pereira. O paraguaio está suspenso, e pode ser mais uma boa chance para Alex Sandro.
BENFICA ENTREGUE?
Os Encarnados parecem dar sinais de que já deu o Campeonato Português por encerrado. Nenhum jogador nem o técnico tem falado com a imprensa, e os assuntos na semana no Estádio da Luz foram as negociações na próxima janela de transferências e uma possível saída de Jorge Jesus.
Desde que saiu do Braga e foi para o Benfica, em 2009, ele conquistou apenas um Campeonato Português, logo em seu ano de estreia, e três vezes a Copa da Liga, um torneio sem muita importância no país.

No simpático bairro de Benfica, já ouve-se cada vez com mais frequência de que os dirigentes não estão satisfeitos com Jesus. Mas para mandá-lo embora, os Encarnados vão precisar desembolsar 4 milhões de euros (quase R$ 10 milhões).
Sobre jogadores, o clube lisboeta já tem seus alvos. Alguns são nomes desconhecidos, como o apoiador polonês Salamon, que joga no Brescia, da Itália, o zagueiro mexicano Vidrio, do Atlas, mas emprestado ao Pachuca, e o atacante paraguaio de apenas 17 anos Caballero, do Libertad. Mas há dois nomes mais conhecidos, ambos brasileiros e do Manchester United: Anderson e Fábio. O apoiador, que já jogou no Porto, é a prioridade para a próxima temporada.
Notícias sobre o jogo contra o Marítimo no Estádio da Luz às 13h (de Brasília)? Até que existem duas. Aimar, com tendinite, está fora. Luisão, que estava suspenso, volta a carregar a braçadeira de capitão.
BRAGA AINDA ACREDITA
Quem esteve na liderança há poucas rodadas foi o Braga, mas em um único fim de semana caiu para a terceira posição. O clube minhoto chegou a conseguir 13 vitórias seguidas, mas a tabela foi traiçoeira e colocou Porto e Benfica na sua frente em dois jogos seguido. Resultado: cinco pontos de desvantagem.
Os Arsenalistas são os únicos dos candidatos ao título que jogam fora de casa, e abrem a rodada com a única partida de sexta-feira, contra o Paços de Ferreira, às 16h15 (de Brasília). Mesmo sendo o time que corre por fora pelo título, o Braga precisa da segunda posição para ir direto à fase de grupo da Liga dos Campeões. O terceiro vai para a terceira eliminatória. O próprio técnico Leonardo Jardim, que teve seu nome ligado exatamente aos dois líderes, garante que os minhotos ainda têm muito o que fazer.
- Tenho de acreditar no primeiro lugar, estamos a cinco pontos, e se vencermos, ficaremos a dois até sábado. Partimos para o Campeonato Português com muitos objetivos e cabe a nós tentar rentabilizar ao máximo os 12 pontos que ainda estão em disputa - garantiu.

Já o outro grande, o Sporting, já não quer mais praticamente nada nesta edição da Liga Zon Sagres. Até tem chances matemáticas de ir à Liga dos Campeões, mas precisa de quatro vitórias e a mesma quantidade de tropeços de Benfica e/ou Braga. É melhor encarar a realidade e priorizar a Liga Europa, pois já abriu uma vantagem no primeiro jogo contra o Athletic Bilbao, em Lisboa. Mas enquanto a decisão não chega, os Leoninos pegam o avião até a Ilha da Madeira para jogar contra o Nacional, no domingo às 15h15 (de Brasília).
> Veja a 27ª rodada do Campeonato Português:
Sexta-feira
Paços de Ferreira x Braga
Sábado
Benfica x Marítimo
Vitória de Guimarães x União de Leiria
Porto x Beira-Mar
Domingo
Gil Vicente x Rio Ave
Feirense x Vitória de Setúbal
Nacional x Sporting
Segunda-feira
Académica x Olhanense
- Matéria
- Mais Notícias















