menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Por pouco! Seis seleções têm suas vagas da Copa quase garantidas

Dia 01/03/2016
04:08

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nesta terça-feira, cinco seleções se garantiram para a Copa do Mundo (Itália, Holanda, Argentina, Estados Unidos e Costa Rica), e se juntaram a Brasil, Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália. E na próxima rodada, outras seis estão muito próximas da vaga. Na verdade, algumas até já podem se considerar no Mundial. Apenas uma catástrofe tira Alemanha, Bélgica, Suíça e Colômbia. Além de Rússia e Espanha, que também devem se garantir.

ALEMANHA
A situação da Alemanha é bastante confortável. A equipe está com 22 pontos no Grupo C, está invicta nas Eliminatórias, e basta um ponto nas duas rodadas restantes. Na verdade, o empate não garante matematicamente, mas é difícil de imaginar que a Suécia vai conseguir tirar 15 de diferença no saldo de gols.

Na penúltima rodada, a seleção de Joachim Löw enfrenta a Irlanda no dia 11 de outubro, que tem apenas chances remotas de repescagem, e para fechar, duelo contra a Suécia, quatro dias depois.

ESPANHA
Para a Fúria ter o direito de defender o título da Copa do Mundo, conquistado em 2010 na África do Sul, basta se garantir. A Espanha tem um jogo a menos que todas as outras seleções, e o mesmo número de pontos que a França. As duas decidem quem vai diretamente para o Mundial, e quem vai para a repescagem. Todas as outras já estão eliminadas.

Para melhorar a situação da equipe de Vicente Del Bosque, as duas partidas são em casa, e contra adversários bem inferiores. Primeiro, no dia 11 de outubro, recebe a Bielorrússia em Palma. Quatro dias depois, pega a Geórgia em Albacete, região em que nasceu Iniesta. Já os Bleus enfrentam apenas a Finlândia, também em seu próprio país.

BÉLGICA
A seleção de Hazard e Fellaini está com uma mão na vaga, mas não é tão "favas contadas" como Espanha e Alemanha. A Bélgica tem 22 pontos, cinco a mais que a Croácia, e restam duas rodadas. Na próxima, confronto direto em Zagreb, e os croatas podem encostar.

Na última rodada, no dia 15 de outubro, a Bélgica recebe o País de Gales, enquanto a Croácia visita a Escócia.

SUÍÇA
Ao olhar para a tabela de classificação, a situação da Suíça é tranquila. Assim como Bélgica e Alemanha, a seleção tem 18 pontos, cinco de vantagem sobre a vice-líder. Porém, enfrenta duas equipes ainda com boas chances de, no mínimo repescagem, e pode acabar se complicando.

A primeira rival é a Albânia fora de casa, que tem 10 pontos, três a menos que Islândia, que está na segunda posição. Na rodada final, recebe a Eslovênia, que tem 12.

RÚSSIA
Diferentemente da Suíça, a Rússia tem algo mais complicado ao olhar para a tabela de classificação, porém mais fácil se olhar para o calendário. A seleção tem 18 pontos, apenas um a mais que Portugal no Grupo F.

Porém, é difícil acreditar que a Rússia perca pontos para Luxemburgo e Azerbaijão. Enquanto Portugal pega Israel, que ainda sonha com a repescagem.

COLÔMBIA
A seleção colombiana tem em uma mão o passaporte, e na outra o carimbo, basta juntar os dois para voltar a uma Copa do Mundo, torneio que não participa desde 1998. A Colômbia tem 26 pontos, e restando duas rodadas, não pode ser ultrapassada pela Venezuela. Ou seja, repescagem já está garantida.

Porém, a vaga de forma direta deve ser alcançada. O Chile tem 24 pontos, e Equador e Uruguai têm 22. Uma vitória nas rodadas finais - pega Chile em casa e o Paraguai fora - basta para se classificar. Caso os três pontos não venham, ainda teria que ser superada por todas elas. Se tivesse vencido o Uruguai na terça-feira, já estaria lá.

  • Matéria
  • Mais Notícias