Perto do título, Borussia terá apoio de 'Muralha Amarela' fora de casa
- Matéria
- Mais Notícias
Uma das torcidas mais vibrantes do mundo e um dos clube mais tradicionais da Alemanha podem terminar o fim de semana em êxtase. Neste sábado, o Borussia Dortmund visita o Mönchengladbach, às 13h30 (horário de Brasília), muito perto de acabar com um jejum de oito temporadas sem o título da Bundesliga.
A Muralha Amarela, como é conhecida a parte mais fanática da torcida do Dortmund, que torce em pé o jogo inteiro, promete invadir o Borussia Park e transformar o estádio do adversário de hoje num verdadeiro caldeirão.
Jogar em casa ou no território do inimigo é indiferente para o Dortmund. No primeiro turno, contra o Nuremberg, a torcida pulou tanto que fez a estrutura do estádio balançar literalmente.
O zagueiro brasileiro Felipe Santana, que está no clube desde 2008, ficou boquiaberto com o comportamento dos torcedores.
– Só existem, no máximo, umas duas ou três torcidas na Europa com o entusiasmo que chega perto do que fazem os torcedores do Borussia a cada jogo – relata ao LANCE!
O clube, por sua vez, após o título nacional de 2002, mergulhou numa crise com contratações exorbitantes e teve de vender seus melhores jogadores para rivais. A cada jogo, no entanto, a média de quase 80 mil espectadores foi mantida.
Dedê, o imortal
Um dos pilares da equipe encontra-se no banco de reservas. Embora não entre em campo em algumas partidas, o lateral-esquerdo Dedê é uma figura simbólica. O brazuca, que está em Dortmund há 13 anos, contou com a presença de dois mil fãs em seu último aniversário.
– Ele mesmo não acredita como é reverenciado pelos torcedores. Nem mesmo aqueles que venceram a Liga dos Campeões (em 1997) conseguiram tamanha idolatria – conta o compatriota Felipe Santana.
O que falta para ser campeão
Para conquistar o título nesta rodada, o Dortmund precisa vencer o M'Gladbach e torcer para que o Bayern Leverkusen, em casa, não supere o Hoffenheim. Derrota ou empate garantem o título do time do Vale do Ruhr.
Com 61 pontos, apenas o Bayern Leverkusen de Renato Augusto pode alcançar o Borussia Dortmund, que soma 69. Ainda restam
quatro rodadas para o término do Alemão.
- Matéria
- Mais Notícias















