menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Pelé critica Teixeira e mostra sintonia com o governo

Ronaldinho nos tempos de Grêmio (Crédito: Renato Schmitt/site RSfuteboltotal)
imagem cameraRonaldinho nos tempos de Grêmio (Crédito: Renato Schmitt/site RSfuteboltotal)
Dia 28/10/2015
06:02

  • Matéria
  • Mais Notícias

Apresentado nesta sexta-feira como embaixador honorário do Brasil na Copa do Mundo de 2014, Pelé adotou tom duro em relação à organização do torneio e, principalmente, ao presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira.

continua após a publicidade

As críticas deixam transparecer a distância que o governo federal deseja manter em relação ao dirigente. Segundo afirmou o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, a presidente Dilma Rousseff "quer que o Mundial tenha a cara de Pelé".

O governo federal deseja não apenas atrelar sua imagem à do Atleta do Século no exterior, mas também desassociá-la do COL. Pelé, por exemplo, não havia sido convidado para o sorteio das Eliminatórias, que acontecerá no sábado, no Rio. No entanto, irá ao evento como parte da comitiva de Dilma.

continua após a publicidade

Pelé: Não fui convidado por Ricardo Teixeira para Copa de 2014

Perguntado como se sentia por não ter recebido o convite do COL e por não fazer parte do comitê, o ex-jogador deixou no ar a primeira crítica a Teixeira:

- Só vou na sua casa se você me convidar. A CBF tem um presidente, o Ricardo Teixeira, e é ele quem decide quem vai convidar ou não. Mas, assim como todos os brasileiros, vou seguir trabalhando pela promoção do Brasil.

continua após a publicidade

Pelé voltou a alfinetar Teixeira ao ser indagado por um jornalista estrangeiro se o dirigente era a pessoa certa para dirigir o COL. O repórter citou as polêmicas declarações do cartola à revista "Piauí", em que afirmou, dentre outras coisas, que poderá fazer "a maldade mais elástica, mais impensável, mais maquiavélica" em 2014. Também foi lembrada a suposta ofensa de Teixeira à imprensa inglesa, nesta sexta.

- Isso não é bom para o Brasil. Infelizmente, algumas pessoas falam mais do que sabem. A controvérsia não é boa para o Brasil. Pode ter sido uma confusão, um mal-entendido - disse Pelé.

Orlando Silva pediu a palavra em seguida e atribuiu à Fifa a escolha de Teixeira para presidir o COL:

- A Fifa é responsável pela organização da Copa. O COL tem atribuições vinculadas a essa organização. Por isso, acho que a composição do COL tem de ser feita pela Fifa. Hoje mesmo, o Blatter reafirmou que seria conveniente que o presidente da CBF fosse também o presidente do COL.

Itaquerão
Durante o evento desta sexta, o COL foi citado apenas após as perguntas dos jornalistas. Até então, a Copa era tratado como assunto exclusivo do governo federal. Orlando Silva até falou de um comitê, mas o do Estado.

- O governo também tem suas atribuições relacionadas a temas públicos, que são questões essenciais. Para isso, junto com as cidades, o governo tem seu próprio comitê, que articula, faz discussões e também o encaminhamento dessas questões - disse o ministro.

O trabalho do COL foi criticado por Pelé em relação à indefinição sobre o estádio de São Paulo. Apenas este mês o Itaquerão, arena a ser construída pelo Corinthians, foi confirmado como a sede paulista.

- É lamentável. Vamos fazer todo esforço para que nada de errado aconteça. São Paulo é capital do futebol - tem grandes clubes, o principal campeonato estadual. Mas, até agora, não estava definido o estádio. Isso não é bom. Queremos que essas dúvidas sejam sanadas. São Paulo já deveria ter definido antes os estádios, se será abertura - disparou o Rei do Futebol.

  • Matéria
  • Mais Notícias