Palco dos Jogos de 1908 tem memória apagada

- Matéria
- Mais Notícias
As memórias da primeira Olimpíada que Londres recebeu jazem incógnitas a oeste da capital. Lá, sob um complexo de prédios que pertencem à BBC, principal rede de televisão local, está o que resta do White City Stadium. O local foi o núcleo dos Jogos de 1908, que definiram novos padrões para o olimpismo mundial e foram os únicos vencidos pelos britânicos.
O estádio, que também era chamado The Great Stadium, ficava entre as regiões de White City e Shepherd's Bush, foi demolido em 1985 – Londres também sediou o evento em 1948 e agora, em 2012.
Uma das únicas lembranças da instalação está na parede de um dos prédios do complexo: é um memorial inaugurado em 2005 pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, com os anéis olímpicos e a menção a 1908, o quadro de medalhas do evento e os pódios das provas realizadas. Outra recordação é a linha de chegada das provas de atletismo, que é visível por conta de uma marcação em branco.
O memorial, porém, não parece receber muita atenção das autoridades. Na parte inferior da parede, há uma grande rachadura que prejudica a leitura dos visitantes.
Visitantes, por sinal, que podem ir ao local, mas não levar lembranças materiais. A BBC proíbe qualquer pessoa de fazer fotos ou imagens.
– Há muitos turistas que vêm aqui, sim. Todos tentam tirar fotos, mas sempre tenho de alertá-los que é proibido – afirmou ao L! um segurança da BBC, que pediu anonimato.
O segurança contou que, na terça-feira, uma equipe de televisão do Japão foi ao local registrar imagens e só foi liberada depois de muita conversa com o departamento de imprensa da cadeia britânica.
– Não sei por que não deixam. Acho que é por conta dos direitos reservados. Por mim, todos poderiam fotografar, mas você sabe... É um lugar histórico – disse o funcionário.
Os Jogos de 1908, na verdade, seriam realizados em Roma. Mas a Itália teve de abrir mão do evento por conta de uma erupção do vulcão Vesúvio. A tragédia consumiu fundos do país da bota.
Pierre de Coubertin e o COI, então, sem opção, recorreram à Inglaterra, que aprontou a competição em tempo recorde. O "falecido" White City Stadium, por exemplo, foi construído em dez meses e teve custo de £ 60 mil. O local tinha lugar para 70 mil pessoas e chegou a receber uma partida da Copa do Mundo de 1966.
- Matéria
- Mais Notícias















