Oscar: currículo de gente grande aos 20 anos

- Matéria
- Mais Notícias
De promessa das categorias de base do São Paulo a autor dos três gols do Brasil na final do Mundial Sub-20 deste ano, Oscar, de 20 anos, teve a ascensão meteórica na carreira coroada com a inédita convocação para a Seleção principal, que enfrenta a Argentina, nesta quarta-feira, na primeira partida do Superclássico das Américas. Tanto sucesso pegou o meia de surpresa, como ele contou com exclusividade ao LANCENET!.
– Nem eu sei explicar como isso aconteceu. Eu cheguei ao Inter, fiz alguns jogos pelo time B e subi para a equipe principal. Veio o Sul-Americano, a Libertadores... Foi tudo muito rápido. O Inter tinha boas expectativas com relação ao meu futebol, mas eu não esperava crescer tão rapidamente. Acredito que é tudo fruto de muito trabalho – disse, o jogador, sem pestanejar quando perguntado quem foi o grande responsável por sua chegada ao time de Mano Menezes:
– Devo ao Ney Franco o fato de estar aqui. Ele é um técnico que sabe conduzir um grupo, está fazendo um trabalho espetacular e ganhando títulos. O fruto do trabalho dele é a convocação do Danilo, do Casemiro e a minha.
Talvez por ter perdido o pai muito cedo – aos três anos – e assumido papel de líder na família, Oscar tem uma maturidade pouco vista em jogadores de tão pouca idade. Por isso, sabe que não será fácil permanecer na Seleção.
– Eu tenho que fazer o meu trabalho direitinho, não querer aparecer, jogar para o time, como eu sempre fiz – explicou o meia, que não pensa em deixar o Brasil agora, projetando mais um ano no Inter.
– Se eu continuar jogando bem, sei que uma hora ou outra o Inter não vai conseguir me segurar, assim como o Leandro Damião. Mas espero jogar por mais um ano no Inter, para ganhar ainda mais experiência e ir para um time grande da Europa. Quero me manter em evidência. O meu foco hoje é permanecer no Inter, mesmo sabendo que no futebol as coisas acontecem de uma hora para a outra.
PLANOS PARA LONDRES
Engana-se quem acha que Oscar vai se contentar com os títulos do Sul-Americano e do Mundial Sub-20. O meia já tem outra competição vista: a Olimpíada de 2012.
– Depois dos títulos do Sul-Americano e do Mundial, conquistar e medalha de ouro na Olimpíada seria encerrar um ciclo vitorioso. O Brasil nunca ganhou e tem uma geração muito forte. Espero fazer parte desse grupo – afirmou o jogador.
_________________________________________________________
BATE-BOLA
Oscar
Apoiador do Internacional e da Seleção Brasileira
LANCENET: Quanto tempo você demorou para ter certeza que tinha marcado três gols na final do Mundial sub-20?
Oscar: Foi uma surpresa muito grande ter feito esses três gols, já que não tinha feito nenhum até a final. Demorei muito para acreditar, já que foi algo muito importante para a minha carreira. Guardarei para sempre esse dia na memória.
LNET!: Ter jogadores que foram campeões contigo no Sul-Americano sub-20 e no Mundial, como Casemiro, Danilo, Lucas e Neymar será importante para sua adaptação na Seleção principal?
Oscar: Com certeza. E ainda tem o Kleber e o Damião que estão comigo no dia a dia do Inter. Eu vou me sentir muito melhor, mais tranquilo. É claro que tudo será novidade, mas vou estar bem feliz tendo a presença de pessoas que eu já conheço, além do Ronaldinho, que é um ídolo de toda a minha geração. É um sonho realizado chegar à Seleção principal.
LNET: Você chegou a pensar que um dia teria a oportunidade de defender a Seleção ao lado do Ronaldinho?
Oscar: Não. Nem passava pela minha cabeça. Eu era muito novo e ela já jogava pela Seleção e era campeão do mundo. É outro sonho realizado. Sonho mesmo.
_________________________________________________________
COM A PALAVRA
Ney Franco
Técnico de Oscar na Seleção Brasileira sub-20
Talento e inteligência o levaram à Seleção
"Fico orgulhoso de saber que o Oscar me considera responsável pela sua chegada à Seleção principal. Mas eu fui apenas um mecanismo para isso. Ele chegou até lá pelo talento e capacidade que tem. Isso é fruto do trabalho dele em escolinhas, com pessoas responsáveis pela formação dele desde garoto. Cada um contribuiu de uma forma.
O Oscar é muito concentrado, muito focado no que faz e muito inteligente taticamente. Ele dá ao treinador a possibilidade de jogar em várias posições. Eu venho até falado com a imprensa internacional que ele tem talento para jogar em um grande clube daqui, como é o caso do Inter, e também lá fora. A carreira dela será assim, com caminho aberto para a Seleção."
_________________________________________________________
REPLETO DE TÍTULOS
Brasileirão – 2008
Com o técnico Muricy Ramalho, Oscar subiu para o time profissional do São Paulo e, no mesmo ano, foi campeão do Campeonato Brasileiro.
Gauchão e Recopa – 2011
O meia chegou ao Internacional no fim de 2010 e, este ano, já colocou mais dois títulos no currículo: o Campeonato Gaúcho e a Recopa Sul-Americana.
Sul-Americano e Mundial pela Seleção sub-20 - 2011
Também neste ano, Oscar brilhou com a camisa da Seleção Brasileira sub-20. Presença certa nas convocações do técnico Ney Franco, o meia conquistou o Sul-Americano e o Mundial, no qual marcou três gols na final.
- Matéria
- Mais Notícias