Orlando Silva promete oito estádios para o fim de 2012

- Matéria
- Mais Notícias
O ministro do Esporte, Orlando Silva, assegurou, nesta segunda-feira, que as obras para a Copa do Mundo de 2014 não estão atrasadas. E foi além. Disse que oito dos 12 estádios para o Mundial estarão prontos até o fim de 2012.
- As obras estão caminhando. No fim de 2012, teremos oito dos 12 estádios prontos - disse o ministro em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, esclarecendo que três deles são de iniciativa privada: Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.
Quando perguntado sobre a polêmica nas obras do Itaquerão, em São Paulo, o ministro afirmou que o que houve foi uma "demora para o Estado de São Paulo acordar". Quanto à definição pelo estádio do Corinthians ao invés do Morumbi como local para os jogos na cidade, ele ressaltou que houve apenas uma troca de endereço.
- O que houve foi uma mudança de endereço. Quem protelou São Paulo foram os seus governantes - comentou Orlando Silva, que referiu-se a São Paulo como a sede que tem boas condições de receber a abertura.
- Acreditamos que a decisão da abertura deve ser feita o mais cedo possível. A Fifa esperava por São Paulo, por ser a cidade com maior número de hotéis, destino dos principais voos internacionais e etc.
Por fim, sobre os aeroportos, o ministro do Esporte ressaltou que a decisão da presidente Dilma de fazer concessão dos mesmos é corajosa.
- O plano de aeroportos é para o Brasil de hoje. Não é para a Copa. São os principais aeroportos e esperamos que as empresas privadas façam bem - disse, declarando que não é possível saber o valor que será gasto na preparação para o Mundial.
Confira mais da entrevista de Orlando Silva no programa Roda Viva:
Pelé - "Convidar o Pelé para ser embaixador da Copa não foi jogada política. Há três meses eu procurei o Peleé, conversei com ele sobre esse assunto. Depois, o convidamos e discutimos a melhor forma para isso. Ele vai participar como representante e consultor pela experiência. O Pelé tem o que dizer e ensinar."
Aeroportos - A Infraero previa um crescimento de 12 % ao ano até 2014. Em 2010, até agora, tivemos um crescimento de passageiros de 20%. Isso é mais que Japão, China, Estados Unidos. Nos preocupa mas temos condição de atender essa demanda com a nova secretaria criada pelo Governo Federal, um novo modelo de gestão da Infraero e os investimentos federais."
Mobilidade urbana - Aprendemos muito com os Jogos Pan-Americanos. Se o governo federal não entrasse na reta final, teríamos tido problemas de prazo para o encerramento das obras. Agora, não. Cada prefeito e governador envolvido está assinando termo de compromisso para entregar projetos e atingir metas mensais. Caso o governante não possa atingir as metas, ele perderá o dinheiro que está sendo destinado ao desenvolvimento da Copa do Mundo. Temos 50 projetos que precisam avançar e o tempo é curto."
Blatter - "O presidente da Fifa, sempre que temos chance de conversar e fizemos isso depois do sorteio das Eliminatórias, tem consciência de como está a nossa preparação. Nós sabemos como andam as obras e informamos à Fifa. O Blatter tem confiança no Brasil, sabe dos nossos limites e compromissos."
Retorno para os clubes brasileiros - "Os clubes terão arenas de bom nível. Além disso, o marketing esportivo, que já é grande, aumenta ainda mais. As grandes empresas olham para cá e o os patrocínio alcançam números que nunca vimos por causa desses eventos."
- Matéria
- Mais Notícias















