Olho na base: Cruzeiro tem desafio para 2011

- Matéria
- Mais Notícias
Com o mercado inflacionado, o Cruzeiro pode usar a necessidade de reforçar o seu grupo para dar mais oportunidades a seus jogadores provenientes das categorias de base em 2011.
Os bons resultados dos jovens jogadores celestes não tem sido suficientes para eles receberem um maior aval no time profissional para se firmarem e destacarem. Prova disso é que o clube teve, no Brasileirão 2010, uma das maiores médias de idade e o menor número de pratas da casa no seu grupo (ver quadro).
O atacante Eliandro, que retorna de empréstimo do Sport, acredita que o número reduzido de contratações para a próxima temporada pode significar uma nova oportunidade de vestir a camisa celeste. Além dele, jogadores como Dudu e Bernardo pleiteiam uma nova chance.
- O Cruzeiro sempre foi contestado por ter uma categoria de base boa e mesmo assim contrata muito. Mas esse ano está sendo diferente e o clube pode confiar porque os meninos têm dado conta do recado. Tem muito jogador que pode ser aproveitado e pode ser uma experiência que vai dar certo, até porque a base do Cruzeiro está acostumada a ser campeã – argumenta Eliandro.
As opções do técnico Cuca são vastas para reforçar o time com os mais jovens. Eliandro aponta os bons nomes da base que podem vingar no profissional:
- Dos jogadores que eu acompanhei em três anos de base, tem o Thiaguinho que sempre foi um jogador acima da média, o Douglas é um jogador que cresceu muito e hoje está dando provas da sua qualidade. Além do Sebá, que é acostumado a ser titular e disputar decisões. O Uchôa subiu comigo para o profissional e é um menino que é bastante centrado e tem muita tranquilidade.
E claro, como opção para a camisa 9, ele se coloca a disposição para ajudar o ataque:
- Espero que 2011 seja de muitas oportunidades, chances, fazendo gols e jogando bem.
O lateral Diego Renan reforça o coro para que a base seja olhada com carinho em 2011:
- Podemos apostar tranquilamente nas categorias de base do Cruzeiro, porque, com certeza, reforçará ainda mais o nosso grupo.
Palavra do treinador
Ainda em 2010, Cuca foi questionado sobre a utilização dos jogadores da base. Ele justificou:
- Não utilizei a base porque tenho muitos jogadores já e tem jogador que eu não coloquei pra jogar ainda. Quando tiver jogador bom da base, e eu faço coletivo aqui toda semana, o pessoal vai me avisar que está pronto.
O responsável pela coordenação das categorias de base celeste em 2011 será Raul Plassmann, ex-goleiro e ídolo do clube, contratado na semana passada.
Média de idade dos clubes da Série A de 2010
Cinco maiores:
Ceará: 27,9
Goiás: 26,4
Internacional: 26,2
Flamengo: 26,1
Cruzeiro: 26
Cinco menores:
Grêmio: 24,2
Grêmio Prudente: 24,1
Vasco: 23,7
Atlético-PR: 23,7
Santos: 22,9
Fonte: Primetime Sport
Jogadores prata da casa por clube no Brasileirão 2010
Cinco maiores:
Santos: 14
São Paulo: 13
Grêmio: 12
Vitória: 11
Corinthians: 10
Cinco menores:
Cruzeiro: 5
Guarani: 4
Grêmio Prudente: 4
Atlético-GO: 1
Ceará: 1
Fonte: Primetime Sport
- Matéria
- Mais Notícias