Obrigado, Porto! Colômbia tem chance de ir à Copa com 'ajuda' do Dragão'

- Matéria
- Mais Notícias
A principal estrela colombiana hoje é o centroavante Falcao García, artilheiro do Campeonato Espanhol ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo, todos têm oito gols. Seu reserva na seleção, Jackson Martínez, fez um golaço no domingo de calcanhar que correu o mundo. A grande promessa é James Rodríguez, canhoto habilidoso de apenas 21 anos. E o apoiador Guarín foi a contratação mais cara da Internazionale na última temporada. Os quatro jogadores têm algo em comum: o Porto, e formam a geração mais promissora do país desde aquela de 1994, de Valderrama, Higuita, Rincón e Asprilla.
E eles vão ter chance de alcançar a liderança das Eliminatórias na sexta-feira, contra o Paraguai, em casa. Nas últimas rodadas, goleada por 4 a 0 sobre o Uruguai, e vitória sobre o Chile por 3 a 1.
Dois deles já estão longe do Porto. Além de Guarín, Falcao é o destaque do Atlético de Madrid, e vale R$ 145 milhões. Desde que chegou ao Dragão e começou a brilhar, tornou-se um dos jogadores mais valorizados do continente, e é desejado por vários clubes da Europa.
Mas a nova vedete é James Rodríguez. Chegou ao Porto em 2010, aos poucos conquistou seu espaço, e com a saída de Hulk, que foi o Zenit, virou a grande esperança do Dragão, apesar do técnico Vítor Pereira pedir para ele não ser visto de tal forma.
Recentemente, uma de suas partidas, contra o Beira-Mar, empolgou o país. Ele jogou fora de sua função habitual, um pouco mais recuado, como um "camisa 10". Acabou marcando um gol, e deu passe para outros dois. A atuação de "El Bandido" até rendeu o trocadilho de que sua apresentação tinha sido um luxo, já que ele estava no lugar de Lucho. Para quem acompanha o Porto, nada disso é por acaso.
– O clube tem sul-americanos jovens e entende muito bem a cabeça deles, trata-os de forma especial – explica Augusto Inácio, campeão europeu pelo Porto em 1987 e técnico de futebol, ao LANCENET!, que enumera as dificuldades:
– Estão sem família, longe de seus países, com um futebol totalmente diferente. Poucos no mundo dão suporte como o Porto.
E MAIS:
Diretor revela o segredo do Porto: 250 olheiros espalhados pelo mundo
Agente de destaque de James Rodríguez garante que ele não sai tão cedo
Gringos comandam! Portugal é o país com mais estrangeiros entre clubes grandes na Europa
Alex Sandro elogia James, novo ídolo do Porto e sucessor de Hulk
Dupla poderosa
Em campo, o resultado tem sido bom. Além do quarteto, a Colômbia tem mais bons jogadores, como o polêmico Téo Gutiérrez, Zuñiga, Pabón, Mac Torres e outros. Mas para o atacante com maior média de gols pela seleção (entre os que entraram em campo mais de 20 vezes), o destaque é o setor ofensivo.
– Falcao e James são craques de nível mundial, dá para formar a seleção toda em função apenas deles – afirma Valenciano ao LANCENET!.
Com a palavra
Sérgio Pereira
Repórter do MaisFutebol (POR)
As ligações do futebol português à Colômbia resumem-se praticamente ao Porto. O clube, curiosamente, não começou bem a aventura da exploração de talentos colombianos, o primeiro que contratou no passado recente foi Renteria, que acabou sendo enorme fracasso. Depois disso, contratou Guarín e a partir daí os negócios realizados com jogadores colombianos têm revelado ser um grande sucesso.
Mais tarde veio Falcao, que foi vendido por 40 milhões para o Atlético de Madrid. James Rodriguez foi contratado há duas temporadas, com apenas 19 anos. Neste momento tem-se afirmado como o melhor jogador da equipe, ninguém duvida que é o sucessor natural de Hulk e comenta-se que é seguido pelo Manchester United que poderia oferecer acima de 30 milhões por ele. A última descoberta no futebol colombiano é Jackson Martínez, um atacante que tem encantado os torcedores: chegou em Agosto e em nove jogos fez seis gols, incluindo um espetacular golo de bicicleta e outro de calcanhar (veja abaixo).
Curiosamente, nenhum jogador chegou diretamente do futebol colombiano: Guarín veio do St. Etiènne (França), Falcao veio do River Plate (Argentina), James Rodriguez veio do Banfield (Argentina) e Jackson Martínez veio do Jaguares de Chipas (México). O que não invalida que o Porto não reconheça o talento que existe na Colômbia: basicamente são jogadores explosivos, com boa capacidade física e talento na forma como tratam a bola. Um pouco como acontece na Argentina, com a vantagem de ser um mercado muito menos explorado.
Bate-Bola
Valenciano
Ex-atacante da seleção da Colômbia, ao LANCENET!
Esta é a grande chance para a Colômbia voltar à Copa do Mundo?
Claro que temos uma grande chance, mas nos decepcionamos muito nas Eliminatórias passadas, então é melhor manter a calma, ainda não ganhamos nada. Mas de fato é uma geração como há tempos não tínhamos.
Acredita que é a melhor desde aquela de 1994?
É complicado comparar uma geração que já deu sua contribuição, com uma que está começando. Mas que esta nova é promissora, isso não podemos negar.
Como você vê o trabalho do treinador José Pekerman?
Estamos em segundo lugar, ele está indo bem, sua grande qualidade é agregar o grupo e manter os pés dos jogadores no chão.
Colômbia e Porto
Falcao
Contratado junto ao River Plate, ficou no Porto por dois anos. Seus principais títulos foram duas Taças de Portugal, um Campeonato Português Invicto, e a Liga Europa de 2011.
Guarín
Ficou quatro anos e fez gols importantes, como o que garantiu o título português de 2011. Esteve ainda na Liga Europa e em outros Campeonatos Portugueses e três Taças de Portugal.
James Rodríguez
Visto pela imprensa como o substituto de Hulk, é a maior promessa do país, tem apenas 21 anos.
Jackson Martínez
Artilheiro da temporada. Fez golaço de calcanhar no domingo passado, e outro de bicicleta na semana anterior.
- Matéria
- Mais Notícias















