menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

De novo, não! Verdão tenta não repetir erros do passado em momento decisivo

Treino do Vasco em Salvador 22/10/2011 (Foto: Bruno Braz)
imagem cameraTreino do Vasco em Salvador 22/10/2011 (Foto: Bruno Braz)
Dia 28/10/2015
05:40

  • Matéria
  • Mais Notícias

Recuperar-se da queda de rendimento nas últimas partidas – já são cinco compromissos sem vitória – e terminar de vez com um histórico ruim nos momentos decisivos do Brasileirão. É com esse espírito que o Palmeiras enfrenta o Figueirense, neste sábado, às 18h, no Canindé.

Na partida, o Verdão completa um mês sem vitórias. O último triunfo foi contra o Ceará, 1 a 0, no dia 22 de setembro. Na época, a equipe ocupava a sétima colocação no Nacional, tinha apenas oito pontos de desvantagem para o então líder Vasco e ainda sonhava com a taça.

Desde então, tudo mudou. O Alviverde está em queda livre na tabela de classificação. No 13º lugar, o sonho é com a Copa Sul-Americana. E ainda precisa afastar a remota, mas existente, chance de rebaixamento. Se não bastasse, com o desempenho atual, o time pode ter sua pior campanha desde 2006, quando ficou com o 16º posto e lutou para não voltar para a Série B.

– São 24 pontos. Se a gente somar todos, os outros podem fazer 21. Precisamos ter os pés no chão. Nosso primeiro turno foi muito bom. A partir de certo momento no segundo, nada mais deu certo. Fizemos poucos pontos. Foram algumas situações de não fazermos os gols, não termos peças de reposição, detalhes íntimos do nosso clube. Isso nos levou a essa situação – avaliou Felipão.

O treinador admite ter cometido erros e se diz envergonhado com a situação do Palmeiras. Mas confia na recuperação do grupo. Tudo para terminar o Brasileirão de forma digna e sem os tropeços do passado.

– Não vou tapar o sol com a peneira. Estamos chateados, em baixa. A autoestima está baixa. Mas vamos tentar mudar isso – disse o técnico.

Verdão nas últimas rodadas do Brasileirão desde 2006

2006: 16º colocado
O Verdão só se livrou do rebaixamento na penúltima rodada, mesmo com derrota por 4 a 1 para o Internacional. Emerson Leão, Marcelo Vilar, Tite e Jair Picerni comandaram o time. Nos últimos dez jogos do torneio, foram duas vitórias, dois empates e seis derrotas (26,6% de aproveitamento).

2007: 7º colocado
Comandado por Caio Júnior, o Palmeiras não teve uma campanha ruim. Mas na reta final perdeu rendimento. Nas dez rodadas finais, foram quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas (46,6% de aproveitamento). No último jogo, ao levar 3 a 1 do Atlético-MG, em casa, o time perdeu a vaga na Libertadores.

2008: 4º colocado
Campeão Paulista, o Alviverde entrou no Brasileirão como um dos favoritos. Durante boa parte do torneio, teve uma disputa acirrada com o líder Grêmio. Mas nas rodadas finais, com três vitórias, três empates e quatro derrotas (40% de aproveitamento), o time perdeu fôlego e só se garantiu na Libertadores.

2009: 5º colocado
Vanderlei Luxemburgo, Jorginho e Muricy Ramalho comandaram o Alviverde. Com eles, o time fez uma boa campanha e passou 19 rodadas na liderança. Mas com tropeços no fim, perdeu a taça. Foram duas vitórias, dois empates e seis derrotas nas últimas dez rodadas (26,6% de aproveitamento).

2010: 10º colocado
Foram duas rodadas com Antônio Carlos, outras com o interino Jorge Parraga e o resto com Felipão. O Verdão sempre ficou na zona intermediária. No fim, priorizou a Sul-Americana. Nas últimas rodadas foram duas vitórias, dois empates e seis derrotas (26,6% de aproveitamento).

  • Matéria
  • Mais Notícias