menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Nova filosofia: Timão prioriza base, dá lista de ‘joias’ a Tite e agenda reuniões

Dia 01/03/2016
03:37

  • Matéria
  • Mais Notícias

A diretoria do Corinthians não quer ficar apenas no discurso para melhorar a integração do departamento profissional com as categorias de base. Em reunião nos últimos dias, surgiu a ideia de criar encontros mensais, no CT Joaquim Grava, entre a comissão técnica de Tite, incluindo preparadores e médicos, e os profissionais das categorias sub-20, sub-17, sub-15, sub-13 e sub-11.

– Vamos fazer um trabalho integrado, com um acompanhamento mais intenso no dia a dia. O processo começou há quatro meses, mas agora queremos que todos os profissionais se conheçam e mantenham contato direto – afirmou na última quarta-feira o diretor-adjunto Eduardo Ferreira, ao LANCE!.

Desde o ano passado, o elo de ligação entre os departamentos é o ex-lateral Alessandro, coordenador-técnico do clube. Novos projetos e diálogos sempre passarão por ele, que é o braço direito do gerente Edu Gaspar no CT. Nenhuma joia será aproveitada sem o seu aval.

No Mundial Sub-17 de Madrid (ESP), conquistado pelo Corinthians há uma semana, após a equipe desbancar o Barcelona (ESP) na semifinal e o Atletico Nacional (COL) na decisão, funcionários do departamento profissional já analisaram alguns jogadores.

Agora, outra mudança mais visível será a presença constante de jovens nos treinos. Na quarta-feira, os meias Fabrício e Pedro, campeões com o sub-17, compuseram a atividade. A comissão técnica da base, porém, elencou seis jogadores do sub-20 para terem mais contato nos treinos (veja quem são abaixo). A ideia é que eles alternem dias no profissional e participação nos campeonatos Brasileiro e Paulista da categoria.

JOVENS PROFISSIONAIS

Das categorias de base, o elenco profissional já conta com três jogadores: o zagueiro Rodrigo Sam, que disputou o Paulistão, além do volante Marciel e o meia Matheus Pereira, o Pirulão, que ainda não tiveram oportunidades com o técnico Tite.

GRAMADO NOS CAMPOS DA BASE

O Corinthians programou até o fim do mês o início da implantação de grama nos três campos naturais do CT Ronaldo Luis Nazário de Lima, que será das categorias de base, anexo ao CT Joaquim Grava. De acordo com orçamento do ex-diretor de finanças, Raul Correa da Silva, o custo seria de R$ 1,5 milhão. A expectativa é a de que o novo CT seja usado pelos jovens da base no segundo semestre. Hoje, eles treinam no Parque São Jorge e no Flamengo de Guarulhos. Ainda haverá campo de grama sintética, arquibancada e hotel, que vão demorar mais.

QUEM TERÁ MAIS CHANCE NO DIA A DIA DO PROFISSIONAL

Rafael Augusto
Zagueiro da equipe campeã da Copinha. Era parceiro do setor de Rodrigo Sam, promovido no início desta temporada por Tite.

Léo Príncipe
Lateral-direito é considerado uma das grandes promessas da atual geração. Foi um dos destaques da Copinha e poderá ser sombra de Fagner e Edilson.

Maycon
Segundo volante, dupla de Marciel, que foi promovido, era um dos mais jovens do time. Fez o gol na decisão da Copinha diante do Botafogo-SP.

Altair
Meio campista forte, com vigor físico destacável e semelhança com o colombiano Freddy Rincón, ídolo do clube.

Matheus Vargas
Camisa 10 da equipe da Copinha, era um dos maestros, ao lado de Matheus Cassini. Veio do Grêmio Osasco Audax, indicado por Vampeta.

Gabriel Vasconcelos
Foi o artilheiro na campanha da conquista da Copinha e era esperado que já tivesse chance no início desta temporada.

VEJA UM BATE-BOLA COM JOSÉ ONOFRE ALMEIDA, DIRETOR DA BASE

A venda do Cassini motivou essa nova forma de integração, a fim de a base ser mais aproveitada?
Quando cheguei ao departamento, o Cassini já estava no profissional. Não posso falar sobre o caso dele. Mas nossa intenção é formar e utilizar os atletas no profissional. Com isso, não precisaremos ir atrás de estrelas caras que vão embora depois de um ano.

Como será o espaço dado aos jovens do sub-20 que vão treinar?
Eles vão treinar no profissional no dia a dia. Se não forem convocados aos jogos, vão "descer" um dia antes para jogar as competições da base. Eles precisam manter o ritmo de jogo.

Matheus Pereira, o Pirulão, é visto com um craque da base e também tem assédio do exterior, empresário querendo valorizar. Como devem aproveitá-lo?
Ele já está no profissional desde o começo do ano. Às vezes, peço liberação para ele jogar alguns torneios. Ele é uma grande promessa, tem qualidade de passe, é bom dentro e fora de campo. Esperamos muito.

O que vão acrescentar os encontros dos departamentos?
Vai haver troca de experiências de todas as formas. A integração vai ser vantajosa não só para atletas, mas também para comissão técnica.

  • Matéria
  • Mais Notícias