menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Se Neymar não 'chamar a responsabilidade', Santos aposta em quarteto eficiente

Ativistas do FEMEN tentam derrubar o troféu da Eurocopa na Ucrânia em Lviv (Foto: Yuriy Dyachyshyn/AFP)
imagem cameraAtivistas do FEMEN tentam derrubar o troféu da Eurocopa na Ucrânia em Lviv (Foto: Yuriy Dyachyshyn/AFP)
Dia 28/10/2015
05:37

  • Matéria
  • Mais Notícias

No jogo de ida, na Argentina, Neymar não brilhou, não conseguiu ser o fator decisivo para o Peixe. Para o duelo desta quinta-feira, contra o Vélez (ARG), na Vila Belmiro, às 20h, os "hermanos" prometem realizar uma marcação ainda mais intensa sobre a Joia Alvinegra, para que ele não possa desequilibrar a favor do Santos, o que já se tornou um fato corriqueiro para o Peixe em decisões nesta temporada.

Em 2012, a equipe santista disputou sete partidas na fase mata-mata, entre jogos do Paulistão e Libertadores, com o risco de ser eliminado, mas conseguiu se virar e chegar ao caminho da classificação. Em cinco destes confrontos, Neymar conseguiu desequilibrar e "levou a equipe nas costas".

No entanto, nem sempre o Peixe vai poder contar com o talento do camisa 11. Caso ele não esteja inspirado e não consiga furar a retranca da zaga adversária, o Peixe vai ter de confiar – mais do que nunca – na participação de seus coadjuvantes na equipe, se quiser vencer por dois gols de diferença, resultado que garante a vaga para as semifinais da Taça Libertadores.

Mesmo sentindo dores, o meia Paulo Henrique Ganso é uma das apostas para o protagonismo. Nas oitavas de final do ano passado, contra o América (MEX), Neymar não brilhou, mas o Maestro chamou a responsabilidade, foi decisivo e marcou o gol da vitória por 1 a 0. Nesta temporada, em partidas eliminatórias, Ganso marcou três vezes e ajudou o Peixe a chegar ao tri do Paulistão e nas quartas da Libertadores.

Outro que pode fazer a diferença é o agora titular do ataque santista Alan Kardec, que também marcou três gols em sete "decisões" e tem a confiança de Muricy Ramalho. O jogador, que entrou no lugar de Borges nas últimas partidas, desequilibrou a favor do Peixe em partidas importantes como o duelo contra o Inter, no Beira Rio, e The Strongest, pela fase de grupos, e nos dois jogos da finalíssima do Paulistão Chevrolet, onde balançou as redes por duas vezes.

Quem também pode sustentar a responsabilidade de comandar o Peixe é o meia Elano, que voltou a marcar contra o Bolívar, nas oitavas, após um longo jejum. No massacre por 8 a 0 diante dos bolivianos, Elano marcou em duas oportunidades. O primeiro tento, um lindo gol de fora da área, abriu o caminho da atuação de gala da equipe santista.

Se apertar, até o reserva Maranhão, talismã alvinegro, que foi decisivo nas vitórias sobre o Mogi Mirim, pelas quartas do Paulistão, e no duelo de ida contra o Bolívar, na Bolívia, pode ser o fator de desequilíbrio contra os argentinos. Sempre que é requisitado por Muricy Ramalho, o jogador tem dado conta do recado. Em três duelos decisivos disputados, balançou as redes em dois.

Vila Belmiro pode fazer a diferença

É difícil imaginar que Neymar não possa fazer a diferença em jogos decisivos para o Santos. No entanto, após o duelo contra os hermanos em Buenos Aires, na Argentina, no jogo de ida, onde o Peixe saiu derrotado por 1 a 0, e a Joia alvinegra foi muito bem marcada e não pôde desempenhar o seu melhor futebol, o Peixe sentiu na pele que nem sempre poderá contar com a sua principal peça para desequilibrar os duelos a seu favor na Libertadores.

Caso não conte com o talento do camisa 11 alvinegro, o Peixe pode apostar na força da Vila Belmiro nesta temporada 2012. Em oito partidas realizadas no alçapão alvinegro neste ano, o Peixe sustenta 100% de aproveitamento, tendo oito vitórias conquistadas, 28 gols feitos e apenas um sofrido.

Além disso, a torcida santista promete fazer uma grande festa para os jogadores alvinegros na partida desta quinta. Com a autorização da Polícia Militar, torcedores vão fazer verdadeiro "caldeirão" com 6 mil rolos de papel higiênico. Os papéis serão distribuídos antes da partida, na arquibancada do gol do placar. Cada torcedor santista receberá dois rolos e será orientado a arremessá-los em campo quando o time entrar no gramado.

 

  • Matéria
  • Mais Notícias