menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Neymar chega a mais uma final perto da perfeição como atleta

Branco - Treino do Figueirense (Foto: Divulgação/Site Oficial do Figueirense)
imagem cameraBranco - Treino do Figueirense (Foto: Divulgação/Site Oficial do Figueirense)
Dia 28/10/2015
05:39

  • Matéria
  • Mais Notícias

Robô, monstro ou extraterrestre. Não importa a denominação atribuída a Neymar no momento, certo é que o Santos contará com um jogador que já beira à perfeição para não ser surpreendido pelo Guarani e conquistar o histórico tricampeonato do Paulistão Chevrolet.

Em pouco mais de três anos de profissional, a Joia santista evoluiu ao ponto de tirar conclusões como esta das maiores autoridades do futebol brasileiro no momento.

Para esboçar a evolução de Neymar desde 2009, o LANCENET! ouviu profissionais que fizeram parte do trabalho responsável pela unanimidade atingida pelo craque.

– Hoje, ele é completo e além de tudo está focado – diz Dorival Júnior, técnico do Internacional e considerado mentor do time que consagra a geração-Neymar desde 2010.

De filé de borboleta, de Vanderlei Luxemburgo, a metros e metros percorridos em campo até o gol, Neymar impressiona pela capacidade de se reinventar e evoluir. De aço? Confira abaixo os principais pontos de evolução do camisa 11 em sua carreira como profissional e a opinião de treinadores e de seu próprio pai sobre seu futebol.

Visão apurada

Para Marcelo Martelotte, ex-treinador da Joia, a principal melhora nos últimos anos foi a percepção de jogo. A capacidade de enxergar os companheiros fez com que o individualismo fosse esquecido, principalmente nas horas que está bem marcado e consegue passar para alguém livre. Segundo Martelotte, o sentido de Neymar passou a se desenvolver a partir do segundo semestre de 2010, mas foi potencializado agora. Contra o Mogi Mirim, no dia 22/4, o craque deu assistência primorosa para Maranhão marcar, na vitória por 2 a 0, pelas quartas de final do Paulistão.
Opinião de Martelotte: "O fator que ele mais evoluiu foi esse entendimento de jogo. Antes, era muito individual, fazia uma tabela ou outra com o Ganso, mas cresceu muito neste aspecto. Ele passou a perceber a necessidade de enxergar os companheiros. Alertei muito ele em 2009. Ele amadureceu muito".

Potência e força física

Segundo Neymar pai, quando o filho subiu para o profissional, em 2009, pesava 54kg. Hoje a Joia tem 66kg. O jogador deixou de ser o "filé de borboleta" do treinador Luxemburgo, ganhou cerca de 6kg entre 2009 e 2010, e passou a ter muita força, tanto na explosão para o drible quanto para aguentar as pancadas. Contra o Internacional, na vitória do Peixe por 3 a 1, pela Libertadores desse ano, o camisa 11 mostrou arranque, mudança de direção em velocidade, e força para manter o equilíbrio ao marcar um golaço.
Opinião de Neymar pai: "A evolução física não deixa ele ficar refém só do talento, como antes. Conversamos muito sempre. A cobrança em 2009 em cima dele era exagerada. Óbvio que, naquele momento, ele era mais fraco, naturalmente. Depois iria evoluir neste sentido. Senão, fabricávamos jogadores toda hora. Hoje ele busca a excelência física".

Cabeça no lugar

A briga com Dorival Júnior, que culminou na demissão do treinador, fez com que Neymar mudasse sua postura. Compenetrado no treinamento de mídia oferecido pelo Santos, a Joia aboliu as entrevistas polêmicas e passou a mostrar mais equilíbrio, tanto para enfrentar os adversários, quanto para se tornar um ícone da publicidade. O próprio Dorival reconheceu que a maturidade tornou o garoto ainda mais craque.
Opinião de Dorival: "A evolução dele é completa, em todos os sentidos e a principal foi amadurecimento como pessoa. Foi fundamental para o crescimento, pois bola sempre teve. Essa melhora veio acompanhando a própria evolução dele como atleta, se completando. Hoje é completo e alem de tudo está focado, fundamental para que vejamos isso tudo que ele faz."

Mira calibrada

O pênalti desperdiçado com cavadinha no meio do gol, no primeiro jogo contra o Vitória pela final da Copa do Brasil de 2010, foi mais um da sequência ruim do jogador, que perdeu o posto de cobrador oficial de Dorival Júnior. Segundo seu pai, Neymar não se abateu e passou a treinar batidas de uma forma diferente. Hoje ele tem ótimo aproveitamento. Nos chutes de longa distância o atacante também melhorou, passando a treinar muito escanteios, cruzamentos e faltas também.

Beija-flor

Dorival lembrou ao LANCENET! de quando apostava churrasco com Neymar para vê-lo fazendo um gol de cabeça. A Joia marcou em 2010 conta o São Caetano, mas Dorival disse que não pagou porque ele nem sequer precisou saltar pra marcar. Esse ano já quase tem seu recorde de cabeça, com dois gols, também fruto de um treino específico feito pelo camisa 11.
Opinião de Dorival:" Eu nunca tive de pagar o churrasco. Ainda bem (risos). Mas desde aquela época ele se posicionava melhor já. Hoje faz mais gols"

Próximos objetivos

Apesar de treinar muito, Neymar ainda não balançou a rede cobrando falta. Outro gol almejado pela Joia é o de bicicleta, jogada que sempre acaba se arriscando no CT Rei Pelé. E o craque já mostrou que, quando coloca na cabeça, acaba fazendo!

  • Matéria
  • Mais Notícias