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Massa pede mudanças, mas alerta: 'Quem quer ver pilotos se machucarem?'

Dia 01/03/2016
04:05

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A Fórmula 1 chegou na Áustria neste fim de semana ainda buscando soluções para sair de sua crise de popularidade. O próprio evento está mostrando esta realidade: até agora, apenas 50 mil ingressos foram vendidos para a corrida do domingo, contra um público de 90 mil no ano passado.

Hoje no paddock, todos reconhecem que a categoria precisa mudar para voltar a crescer. Mas não são poucos os que alertam que é preciso pensar bem no caminho que a F-1 deve tomar para que não seja tomada nenhuma medida que prejudique o espetáculo ainda mais. Um deles é o brasileiro Felipe Massa. O LANCE! falou com ele no paddock do circuito de Red Bull Ring.

- Concordo que é a hora certa para mudar, mas as mudanças têm que ser inteligentes. Se os carros forem três segundos mais rápidos, vamos frear mais tarde e teremos menos ultrapassagens. E as pessoas vão continuar reclamando, quem sabe ainda mais do que agora. O que as pessoas querem é competição e é isso que temos de buscar. Apenas mudar a carga aerodinâmica não vai trazer isso - alertou.

Para o piloto da Williams, achar que a Fórmula 1 precisa apenas reproduzir receitas que deram certo no passado é um erro. Na última semana, Kimi Raikkonen e Niki Lauda afirmaram que a categoria deveria voltar a ser mais perigosa. O brasileiro discorda.

- Quem quer ver pilotos se machucarem? No passado era mais perigoso porque não havia o conhecimento para tornar mais seguro. Não vejo sentido em mudar as regras só para voltar atrás. Muita gente fala que no passado era diferente mas, naquela época, o carro pulava muito mais porque os circuitos eram muito piores, o asfalto era 15 vezes pior, e isso dava a impressão de que era mais difícil pilotar - apontou.

Massa também não compreende o argumento de que o interesse está caindo também pelo amplo domínio da equipe Mercedes.

- No passado, a diferença entre os carros era maior do que hoje: a McLaren do Senna e do Prost classificava 1s5 mais rápido que os outros e dava uma volta no terceiro colocado toda corrida. Lógico que o barulho do motor era mais legal. Mas em termos de competitividade era pior do que hoje. As pessoas gostam de falar que no passado era melhor. Volta e assiste para ver se era mesmo - disse.

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