La Masia x La Fabrica: Barça dá um banho no Real nas categorias de base

- Matéria
- Mais Notícias
Quando se trata de categorias de base na Espanha, logo se fala em Barcelona. Se for olhar o time catalão, os principais destaques são todos crias da La Masia: Xavi, Iniesta, Puyol, Piqué, Valdés, Fàbregas, e o principal, Messi. O que já não acontece no Real Madrid, rival deste domingo no clássico. Dos protagonistas merengues, apenas Casillas foi revelado na La Fabrica, além de Arbeloa, frequentemente titular.
Fora eles, apenas Callejón costuma ter chances. Nesta temporada, Morata já teve alguns minutos, e é um dos que mais despertam atenção, ao lado de Jesé, que ainda está na equipe B.
Morata e Callejón também estavam naquele amistoso do Real Madrid contra o Millonarios, o que Kaká fez três gols. Cada um marcou dois.
Desde que chegou ao Real Madrid, em 2010, José Mourinho já deu chances para 26 "canteranos", mas apenas 12 deles em partidas oficiais. Os jovens tiveram apenas 1.326 minutos no time de cima.
Acaba que muitos acabam saindo do Real Madrid, o que já é até uma filosofia do clube. Eles vendem jogadores e colocam uma cláusula de que podem comprar mais barato do que qualquer outro clube.
- Cada clube tem um conceito e a gente tem que respeitar. O Real Madrid é muito aberto ao mercado, e cada um busca um benefício do jeito que melhor lhe parece - explica Mazinho ao LNET!, pai de dois jogadores revelados pelo Barcelona, e que vive na Espanha já há muito tempo.
Os filhos de Mazinho, Thiago e Rafinha, começaram em escolinhas do Rio de Janeiro com Rodrigo, hoje no Benfica. Mas quando a dupla foi para o Barça, o atacante encarnado foi para o Real, e é um dos que acabaram saindo. Nos últimos anos, outros como Carvajal (Leverkusen), Joselu (Hoffenheim) e Sarabia (Getafe) saíram.
Mazinho lembra que o Barcelona também tem essa filosofia de vender jogadores com a tal cláusula, como Bojan e Nolito, mas o aproveitamento de pratas da casa é maior:
- São dois clubes muito grandes, com vários jogadores de muita categoria. Alguns acabam ficando sem espaço, e essa acaba sendo a saída.
Sobre as categorias de base do Barça, Mazinho não tem do que reclamar. O tetracampeão, que jogou no Celta, no Vasco e no Palmeiras, garante que seus meninos sempre foram muito bem tratados em La Masia.
- O Barcelona sempre deu a base necessária para os garotos, faz um trabalho fantástico aqui, pouco a pouco foi dando oportunidades, e os jovens conseguem crescer sem sentir pressão - diz.
E as novidades já estão por vir dos dois lados. Mourinho e Vilanova garantem que querem usar jogadores da base. Do lado catalão, a grande estrela é Deulofeu, visto como o "Novo Messi". Enquanto a sensação merengue é Jesé, artilheiro do último Europeu Sub-19 com cinco gols. A "Rojita" foi campeã, e a dupla encheu os olhos de todos.
- Matéria
- Mais Notícias