Marketing alvinegro alcança objetivo em 2010
- Matéria
- Mais Notícias
Ao chegar para a entrevista, a reportagem do LANCENET! pôde ter uma pequena noção de como é o trabalho do marketing do Botafogo, que desenvolvia, naquele momento, a ideia da camisa personalizada de Maurício, ídolo de 89. Com oito funcionários, o setor funciona a pleno vapor e tem recebido muitos elogios. Apesar do resultado satisfatório em 2010, os planos são ainda maiores para o próximo ano.
No cargo de diretor comercial e de marketing do Botafogo desde fevereiro, Marcelo Guimarães assumiu com a função de reestruturar um departamento que, meses depois, tem se destacado entre os clubes cariocas.
Ele comemora a confiança que o marketing ganhou pelo trabalho em um ano que serviu para fortalecer o clube, reaproximar os torcedores e montar a base necessária para o crescimento.
– Nosso grande compromisso em 2010 é trabalhar a auto-estima da nossa torcida e o seu desenvolvimento, além de ampliar e fortalecer a marca Botafogo. Fizemos o dever de casa e a estratégia foi atendida – comemorou Marcelo Guimarães.
Com a estrutura montada ao longo do ano, o objetivo para 2011 é buscar mais receitas com patrocínio e acordos comerciais para o Engenhão, ações e venda de produtos, além de aumentar o número de sócios-torcedores. Atualmente, o marketing alvinegro corresponde a cerca de 20% da receita total.
A proporção em relação ao Internacional, que tem o departamento desenvolvido, é maior (16%). Mas a maior fonte de renda dos gaúchos é o quadro de sócios.
– Entraremos em um novo patamar. Criamos condições para trabalhar pelo aumento de receitas. Precisamos melhorar o braço comercial. Quando cheguei, não tinha um produto constituído para vender. Agora, o setor está pronto. Queremos manter os 20%, mas com uma receita total maior – explicou Marcelo.
Um sinal de que o Botafogo quer desenvolver mais o trabalho do marketing é a mudança programada para o fim do ano. O departamento mudará de lugar e ganhará um espaço maior, instalando-se onde atualmente fica a loja oficial, que ficará ao lado da sede.
- Matéria
- Mais Notícias















