Marcha de torcedores ganha apoio em toda a Argentina

- Matéria
- Mais Notícias
A ideia surgiu despretensiosamente. Dois amigos, torcedores do Boca Juniors e amantes do futebol, resolveram utilizar o Facebook como forma de expor sua indignação contra o projeto da Associação do Futebol Argentino (AFA) de fundir a Primeira e a Segunda divisões em um torneio de 38 clubes.
Mas o que Diego Blas Speroni e Leandro Ojeda, ambos jovens de 19 anos, não esperavam é que a Marcha dos Torcedores Argentinos, marcada para hoje, tivesse tantas adesões. O movimento contava até ontem com o apoio de mais de 47 mil pessoas.
Além de Buenos Aires, onde os manifestantes seguirão até a sede da AFA, haverá protestos em La Plata, Córdoba, Rosário, Santa Fé, Mendoza, Mar del Plata, San Juan, Tucumán e Bariloche.
– Somos dois garotos comuns de bairro, amamos o futebol e só queríamos demonstrar nossa insatisfação. Claro que não pensávamos que o movimento fosse ter tamanha transcendência – disse ao LANCENET! Diego Blas Speroni.
A marcha promete ser pacífica, e os organizadores fazem questão de esclarecer que não são ligados a qualquer movimento ou partido político. Ou seja, é uma iniciativa espontânea de pessoas comuns.
– Não queremos violência. O nosso protesto será pacífico. Não há partidos ou correntes políticas envolvidas – afirma o jovem.
A indignação não fica somente quanto à virada de mesa, mas se estende ao dirigente máximo do futebol argentino, Julio Grondona. Assim como a maior parte dos torcedores do país vizinho, Diego e Leandro reprovam a perpetuação do cartola na presidência da AFA.
– Obviamente gostaríamos de ver Grondona fora do comando do futebol argentino – continuou Diego.
O dirigente está à frente da entidade desde 1979, e tenta mais uma reeleição neste ano. O sentimento dos dois amigos só reflete o desejo da maioria esmagadora dos torcedores argentinos. Uma pesquisa feita pela empresa Ibermédia, com 40 mil torcedores, apontou uma reprovação de 90% a Julio Grondona.
Mesmo que não consiga alcançar seu objetivo máximo, a marcha é um recado inegável dos torcedores contra tantos desmandos.
- Matéria
- Mais Notícias















